Qual a hora certa (ou obrigatória) de contratar um contador?

Descubra quando é necessário ter um profissional especializado pra cuidar do financeiro do seu negócio
22 de abril de 2019LEITURA DE 5 MIN

Nos primeiros meses de vida de um negócio, pode ser difícil arranjar dinheiro pra contratar qualquer tipo de ajuda, seja de um funcionário pra produção ou mesmo de alguém da área de gestão. Por isso, muitos donos de negócios acabam cuidado sozinhos do financeiro da sua empresa.

Fazer isso não é errado se você é um microempreendedor individual (MEI), mas a partir de um ponto específico na trajetória do seu negócio, passa a ser muito recomendada ou até mesmo obrigatória a existência de um contator pra te ajudar!

E isso não quer dizer que você precisa de um profissional dentro da sua empresa: existe a possibilidade de contratar uma empresa de assessoria contábil externa.

Quando é necessário contratar um contador?

MEI

O microempreendedor individual não é obrigado a ter um contador. Para ser MEI, existem algumas restrições, como ter o rendimento anual de no máximo R$ 81 mil e não poder ter mais de um funcionário contratado.

Por outro lado, também não é necessário fazer os registros contábeis obrigatórios, como manter o livro caixa do negócio. Além disso, o MEI tem um recolhimento de imposto simplificado e um relatório mensal de receitas bem simples de preencher.

Por isso, contratar ou não um contador ou uma empresa de contabilidade tendo um MEI é uma escolha individual. Para tomar essa decisão, você pode levar em consideração a complexidade do seu negócio e o dinheiro que você tem pra gastar com essa contratação, por exemplo.

Além disso, é válido lembrar que ter a presença de um contador pode ir além do recolhimento dos impostos, já que esse profissional também pode fazer parte do planejamento financeiro do futuro do seu negócio, acompanhando o crescimento da empresa.

Pequenas e médias empresas

Apenas o MEI não tem a obrigação de ter um contador. Todas as outras formas de constituição de uma empresa precisam de um serviço mais complexo de contabilidade. Algo que, como falamos, não precisa ser feito por um funcionário do próprio negócio, mas pode ser um terceirizado. Já existem até aplicativos de celular que fazem esse serviço online!

Além das burocracias

Manter a contabilidade em dia pode parecer uma tarefa que se trata apenas das emissões de guias para pagamento de impostos e dos registros de vendas e despesas da empresa, mas vai além disso.

O planejamento financeiro do seu negócio também pode ser atribuído ao profissional ou empresa terceirizada de contabilidade. Esse contador ou empresa vai poder te ajudar principalmente na tomada de decisões, já que acompanha todo o fluxo financeiro da sua empresa.

Uma boa gestão do dinheiro do seu negócio é o que vai fazer com que ele cresça e alcance o sucesso. Ou seja, um contador pode e deve ser um aliado!


Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.