Saiba o que é Pix e como vai funcionar a novidade

Transfira e receba dinheiro a qualquer hora e dia do ano com apenas alguns cliques
14 de outubro de 2020LEITURA DE 7 MIN

Você sabe o que é Pix? O Pix é um novo jeito de pagar e receber dinheiro em apenas alguns segundos em qualquer dia do ano – inclusive feriados – sem nenhuma restrição de horário ou de valor. Isso mesmo. Nada mais de esperar o dinheiro “cair na conta” ou de pagar taxas para transações entre bancos diferentes.

Isso porque, além de ser instantâneo, o Pix é prático e descomplicado. Todas as movimentações poderão ser feitas com apenas alguns cliques direto do celular, mesmo que o pagador seja correntista de um banco diferente de quem vai receber o valor. E o melhor? Pagar e receber dinheiro com Pix será gratuito na SumUp, mas em outras instituições poderá ter algum custo para empresas.

Se você ainda está se perguntando como e por que o Pix vai transformar as suas finanças, imagine o quanto você poderá economizar com as taxas para fazer TED ou DOC quando for transferir dinheiro, ou em como irá receber os valores das suas vendas em poucos segundos depois que o cliente finalizar uma compra – adeus, boletos! 

A novidade será lançada oficialmente pelo Banco Central no dia 16 de novembro, mas se você não vê a hora de descomplicar a sua vida financeira e transformar as contas do seu negócio, já pode fazer um pré-cadastro da sua conta SumUp Bank no Pix.

Como funciona o Pix

Entender como funciona o Pix é simples: cada pessoa ou empresa será identificada pela chamada Chave Pix. Com essa identificação, vai ser possível receber ou fazer pagamentos instantâneos sem precisar digitar todos os dados de uma conta. 

Para fazer uma transferência, por exemplo, você precisará informar apenas a Chave Pix da pessoa que irá receber o valor – o mesmo é válido quando outra pessoa for transferir dinheiro para sua conta. Ou seja, dá para comprar e vender com muito mais rapidez e segurança.

A Chave Pix deverá ser individual para pessoas físicas ou empresas, e dividida entre as de categoria pessoal, quando a identificação for um número do CPF, e-mail ou telefone celular, e aleatória, que será uma sequência de 20 dígitos gerada pelo próprio Banco Central sem usar nenhum compartilhamento dos seus dados pessoais no momento da transação.

Cada pessoa ou instituição poderá cadastrar no máximo 5 Chaves Pix, podendo repetir o tipo de identificador. Por exemplo: você pode ter 2 chaves com e-mails, 2 com números de celular e 1 aleatória! Mas, fique atento, cada uma delas só poderá estar associada a uma conta bancária. 

Diferentes identificadores, porém, podem ser registrados em diferentes instituições. Ou seja, dá para ter uma Chave Pix com o seu CPF em um banco e o seu e-mail em outro banco! Além disso, a sua decisão de cadastrar uma chave não é definitiva e poderá ser transferida depois que a novidade passar a valer. 

Por que usar o Pix no meu negócio?

O novo meio de pagamento instantâneo vai ser um parceiro do seu negócio principalmente porque receber os dinheiros das vendas será mais rápido e mais barato. 

Com a sua maquininha ou aplicativo da SumUp, por exemplo, você poderá vender simplesmente disponibilizando um QRCode para o cliente. Outra opção será compartilhar a Chave Pix para que o consumidor transfira o valor, que em poucos segundos estará na sua conta!

Fazer compras com o pix também vai ser mais fácil e rápido. Por isso, você poderá pagar os fornecedores do seu negócio que aceitarem o novo meio de pagamento tanto pelo QR Code disponibilizado por eles, quanto por transferência via Chave Pix – que, neste caso, poderá ser o CNPJ da empresa, por exemplo.

Cadastro e… revolução financeira!

Falta pouco para você começar a usar o seu Pix para fazer transferências instantâneas. A partir de 5 de outubro os bancos já poderão oferecer o serviço de gestão de Chaves Pix. Anota aí, porque depois desse dia você também poderá editar qualquer informação, além de excluir ou trocar qualquer chave cadastrada nas instituições.

Fazer o seu cadastro não custa nada e deve garantir que você e o seu negócio estarão entre os primeiros que irão usar o Pix. A data de lançamento do Banco Central é 16 de novembro, quando o sistema de pagamento e transferência de dinheiro começará a valer oficialmente. Não vai ficar de fora, né?

Tá esperando o que? Faça logo o seu pré-cadastro no Pix com a SumUp!

Ainda tem dúvidas sobre como funciona o Pix? Deixe seu comentário!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.