SumUp Top: como funciona a maquininha de cartão com celular

Descubra todas as vantagens e veja o passo a passo de como usar a SumUp Top!
17 de setembro de 2019LEITURA DE 10 MIN

A SumUp Top é uma maquininha de cartão leve e compacta, que permite que você aceite cartões de débito ou crédito e realize vendas com o seu celular.

Com ela, praticamente qualquer pessoa física ou jurídica pode aceitar cartão em suas transações, sem complicações ou burocracia. Além disso, não é preciso pagar aluguel nem mensalidade. Você só paga uma pequena taxa quando faz alguma venda. 

Conheça a máquina SumUp Top e entenda como ela funciona

A maquininha SumUp Top é pequenininha e muito versátil. Ela tem a grande vantagem de acompanhar você onde você quiser, pois cabe no bolso e não depende de fios para funcionar. Basta um celular com acesso à internet e o aplicativo gratuito da SumUp para que as suas vendas estejam garantidas. 

A SumUp Top funciona de maneira muito simples. No momento da venda, tudo o que precisa fazer é conectar a máquina ao seu smartphone via Bluetooth, digitar o valor diretamente no aplicativo, inserir o cartão do cliente na maquininha e pedir pra ele digitar a senha. Pronto, a transação está concluída!

O recibo pode ser enviado via mensagem de texto (SMS) ou e-mail para o cliente. Você consegue ter acesso aos relatórios de vendas diretamente no aplicativo. 

Outra boa notícia é que nas transações feitas no débito ou crédito à vista, o dinheiro é transferido automaticamente para você na sua conta bancária, inclusive em um dia útil se você tiver optado pelo Plano Antecipado. Por isso, a SumUp Top é uma maneira rápida, prática e segura de fazer negócios. 

Segurança 

Além de moderna, a SumUp Top é totalmente segura, tanto para o cliente, quanto para o vendedor. Ela funciona seguindo todos os padrões internacionais de segurança para meios de pagamento, e não armazena nenhum dado confidencial, nem na máquina, nem no aplicativo. Isso significa que, caso o proprietário tenha sua máquina roubada, as vendas e informações estarão seguras.

Além disso, os clientes podem ficar tranquilos ao utilizarem seus cartões nas maquininhas da SumUp, porque elas funcionam com dados criptografados, ou seja, eles são enviados em forma de código. Sendo assim, não há como informações pessoais serem roubadas. 

Bandeiras aceitas pela SumUp Top 

A SumUp Top funciona com cartões de bandeiras Visa, MasterCard, Elo, Hipercard, Hiper e American Express (Amex). A maquininha possibilita ao comerciante aceitar cartões de débito e crédito nas transações, e fazer vendas parceladas em até 12 vezes. 

Por ser compacta, a SumUp Top só funciona com cartões com chip. Isso porque ela não possui aquela barra lateral das máquinas mais antigas, onde era possível passar cartões de tarja. Mas não é preciso se preocupar, porque hoje em dia a grande maioria dos cartões possui chip. 

Além disso, a SumUp Top aceita cartões emitidos fora do Brasil, desde que eles sejam das bandeiras mencionadas acima. Quando isso acontecer, é importante avisar ao cliente que a operação depende da aprovação do banco emissor do cartão, e que poderá ocorrer a cobrança de uma taxa de conversão. Isso porque o dinheiro irá sair da conta dele em uma moeda estrangeira, e cairá na sua conta em reais. 

A maquininha ideal para profissionais autônomos

A SumUp Top é boa para quem está começando a empreender, para profissionais autônomos, para comércios com volume de vendas baixo ou moderado, e para quem trabalha grande parte do tempo na rua, como é o caso de feirantes, ambulantes, entregadores, e taxistas, por exemplo. 

Isso porque a máquina SumUp Top é leve e compacta: cabe no bolso e na palma da mão. Ela é totalmente portátil e não depende de fios. A maquininha funciona com 2 pilhas palito AAA (que são suficientes para cerca de 250 vendas). Isso proporciona muita liberdade e agilidade para o dono do negócio.

Isso sem contar o fato de que a SumUp Top é muito barata: trata-se do modelo de máquinas de cartões mais acessível atualmente. 

SumUp Top ou SumUp On?

A SumUp Top também é uma boa opção para pequenos e médios lojistas. Entretanto, caso o estabelecimento tenha um volume de vendas um pouco maior, talvez seja interessante considerar outras opções de máquinas da SumUp, como por exemplo a SumUp On, que não depende do seu celular porque já vem com chip 3g interno totalmente grátis. Conheça todos os modelos de máquinas de cartão da SumUp

Como adquirir uma SumUp Top

A SumUp Top pode ser adquirida por pessoas físicas e jurídicas diretamente no site da SumUp, sem burocracias. Basta preencher o cadastro com os dados (pessoais e da empresa, além do número da conta bancária), fazer o pagamento e você receberá a maquininha em sua casa ou estabelecimento em até 15 dias. 

Vale lembrar que, apesar do cadastro junto à empresa ser um processo simples e rápido, a SumUp leva segurança muito a sério. Para evitar fraudes e também para estar de acordo com a legislação brasileira, a empresa precisa saber quem é a pessoa que está solicitando a maquininha e como funciona o seu negócio.

Documentos solicitados

Por questões de segurança, a SumUp pede que sejam anexados alguns comprovantes no cadastro online, como por exemplo o de endereço do estabelecimento (se houver) ou de residência, a cópia do documento de identidade, e algum comprovante relacionado ao negócio – como o de compras com fornecedores ou o site da loja. 

Além desses, podem ser solicitados outros documentos para verificação. Mas a SumUp é muito transparente na sua forma de trabalhar, e oferece todas as informações sobre os documentos solicitados. E, se por algum motivo você adquirir uma maquininha, mas mudar de ideia após 30 dias de uso, pode devolver o equipamento e receber o dinheiro de volta. 

Quanto custa a maquininha SumUp Top

O preço da SumUp Top é bastante acessível sim. Como já mencionamos, ela não depende de pagamentos de aluguéis, taxas de adesão, nem mensalidades. Tudo o que precisa ser desembolsado para ter uma maquininha SumUp Top é R$ 58,80 ou 12x R$ 4,90 (por tempo limitado). Ou seja, são menos de 5 reais por mês. Com certeza é uma compra que cabe no bolso de qualquer comerciante, não é mesmo? 

Ao final do pagamento ela é sua, e não precisa pagar mais nada por isso. O único custo envolvido são as taxas cobradas nas vendas, que, como você já sabe, são as melhores do mercado. 
Se você acha que a SumUp Top é perfeita para o seu negócio e pode ajudar a multiplicar suas vendas, solicite já a sua maquininha.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.