Dia do cliente: dicas de promoções para ganhar uma renda extra

Comemorada no dia 15 de setembro, a data é uma oportunidade para atrair os consumidores com boas ofertas!
2 de setembro de 2019LEITURA DE 7 MIN

As datas comemorativas são sempre boas oportunidades para o dono do negócio aumentar as vendas e conquistar mais público com ofertas e promoções. O que não seria diferente no dia 15 de setembro, quando é comemorado o Dia do Cliente

A vantagem desta data comemorativa é que qualquer tipo de negócio — independentemente de ramo de atuação, tamanho ou localização — pode aproveitar para fazer uma grana extra. Afinal, o cliente é parte essencial para todas as empresas e prestadores de serviços.

Se em comemorações como o Natal e o Dia das Mães é grande a procura por presentes, no Dia do Cliente o consumidor poderá não apenas comprar algo para outra pessoa, como para ele mesmo ou para decorar a casa, por exemplo. E é aí que entra o poder de uma boa promoção!

Lembre-se que toda promoção de sucesso precisa de planejamento. Defina estratégias e escolha ofertas e descontos que combinem com o seu tipo de negócio e com a realidade financeira da sua empresa.

Além de criar uma promoção Dia do Cliente, é preciso trabalhar o marketing para esta ação: divulgue as ofertas nas redes sociais do seu negócio, use materiais gráficos impressos ou digitais (sempre conforme as características do seu negócio) e faça com que o cliente se sinta especial e lembre da sua marca ou empresa em outras ocasiões!

Quer vender mais no Dia do Cliente? O Dono do Negócio separou 7 opções promoções bacanas para a data:

1. Compre 2 e leve 3

Embora o número de produtos possa variar, essa promoção fornece um brinde para o cliente, que é normalmente de um produto idêntico ao comprado. No caso dos prestadores de serviço, a promoção compre 2 e leve 3 também funciona: um montador de móveis, por exemplo, pode oferecer a montagem gratuita de uma peça quando o cliente contratá-lo para montar dois móveis. 

2. Indique um amigo

Os clientes que indicarem um amigo, que também deve realizar uma compra ou contratação de serviço, ganham desconto ou brinde. A promoção indique um amigo, capaz de conquistar novos clientes para o seu negócio, também pode oferecer vantagens para o consumidor que vier por indicação. Lembre-se da força do boca a boca!

3. Sorteio nas redes sociais

Além de serem utilizadas para o marketing digital do seu negócio, algumas redes sociais também são boas para fazer promoções ou sorteios online. Aproveite o Dia do Cliente para sortear brindes, serviços gratuitos ou com descontos e outras vantagens para os seguidores da sua marca.

4. Cupom de desconto

O bom e velho desconto é sempre sedutor para os consumidores. Você pode trabalhar com cupons de descontos na sua loja virtual ou até mesmo no endereço fixo do seu negócio. Por exemplo, ao fazer uma compra, o cliente pode ganhar um voucher para aproveitar uma promoção quando voltar a comprar com você. 

5. Mês do cliente

Se uma promoção de um dia só já é boa, imagina um mês inteiro de desconto! Ao escolher qual vantagem você oferecerá aos consumidores, pense na possibilidade de manter a oferta durante todo o mês. Em um salão de beleza, por exemplo, o combo de pé e mão pode sair com um desconto bacana para todos os clientes que fizerem as unhas em setembro!

6. Comprou, ganhou

Uma promoção muito comum, a “Comprou, ganhou” funciona em diversos tipos de negócio. Se você tem uma pizzaria, por exemplo, pode aproveitar o Dia do Cliente para oferecer um refrigerante grátis para todos que pedirem um sabor ou tamanho específico. A mesma estratégia funciona em uma loja de sapato: levando um par de tênis, o consumidor ganha uma meia de brinde!

7. Frete Grátis

Principalmente para quem trabalha com vendas online, o frete grátis é uma boa opção de promoção. Ele pode ser oferecido para compras acima de um valor ou durante todo o Dia do Cliente. Lembre-se que a entrega de um produto é tão importante quanto o item em si, por isso comprometa-se apenas com o que o seu negócio consegue cumprir!

8. Desconto Progressivo

Muito utilizada em lojas de roupas, essa promoção oferece descontos maiores ou menores de acordo com a quantidade de produtos comprados, como 10% de desconto para compras acima de R$ 150,00. 

Já começou a planejar as suas estratégias para vender mais no Dia do Cliente? Deixe o seu comentário!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.