Como vender pelo WhatsApp durante a quarentena de coronavírus

O aplicativo pode ser um ótimo aliado para o dono do negócio continuar vendendo durante a pandemia de COVID-19
4 de maio de 2020LEITURA DE 10 MIN

A quarentena, medida adotada para tentar diminuir a disseminação do novo coronavírus, fechou portas de estabelecimentos em muitas cidades, mas não precisa significar o fim de um pequeno negócio. Isso porque o comércio online tem sido uma boa estratégia para as empresas continuarem ativas mesmo em meio à pandemia. E, neste cenário, saber como vender pelo WhatsApp é uma virtude do empreendedor!

O aplicativo de mensagens é um dos mais usados mundialmente e atingiu a marca de 2 bilhões de usuários em 2020. No Brasil, o app foi o mais baixado de 2019 e no primeiro trimestre deste ano, segundo relatório da consultoria App Annie. Esses dados são ótimos para quem quer vender pelo WhatsApp ou apenas manter contato com seus clientes. 

Além da vantagem de estar presente no celular de muitos brasileiros, o aplicativo ainda conta com configurações exclusivas para as empresas. Com o chamado WhatsApp Business é possível personalizar o perfil do negócio com informações importantes, como endereço, horário de funcionamento e outros canais de contato. 

O que é WhatsApp Business e como ele pode te ajudar

A versão do aplicativo voltada para pequenos empreendedores é a melhor opção para quem quer atender os clientes pelo app. A plataforma permite que você crie um perfil comercial com as informações úteis para os clientes. Mas as facilidades não param por aí. É possível salvar mensagens para enviar respostas rápidas àquelas perguntas que os consumidores sempre fazem, como o horário de funcionamento, os ingredientes de uma receita ou o prazo de entrega, por exemplo. 

Além disso, o WhatsApp Business tem recursos de organização que permitem que os contatos e as conversas sejam etiquetadas e, assim, encontradas com mais facilidade. Você pode adicionar qualquer tag no aplicativo. Algumas dicas são usar diferentes marcações para pedidos finalizados, pedidos em andamento, novos clientes e clientes recorrentes.

Se você não quer deixar o cliente sem resposta, mesmo que esteja fora do seu horário de expediente, também pode aproveitar a função das mensagens automáticas. Quando o cliente manda alguma coisa para o seu perfil, elas são imediatamente enviadas. Coloque mensagens de ausência ou de boas-vindas para que o cliente aguarde o atendimento e conheça a sua empresa.

Muitas pessoas têm dúvida sobre se é possível utilizar o mesmo número com uma conta no WhatsApp pessoal e no WhatsApp Business. Mas essa opção não está disponível. Ou seja, ao baixar o app para empresas, você terá que escolher migrar todos os seus dados de conversas para ele, caso trabalhe apenas com um número.

Além de conhecer a plataforma, é possível potencializar as suas vendas no WhatsApp com as 6 dicas separadas pelo Dono do Negócio: 

1. Capriche no perfil

Não é preciso ter um celular apenas para uso comercial ou obrigatoriamente usar o WhatsApp Business para vender pelo aplicativo. Mas caso você use a versão pessoal, tente priorizar a imagem da empresa, com uma foto relacionada e com as informações de funcionamento no status. Considere separar os perfis quando o número de mensagens profissionais aumentar.

Também é importante manter o perfil atualizado. Caso faça qualquer alteração no seu horário de funcionamento, como a mudança de linha fixa de telefone ou de endereço, atualize as informações também no WhatsApp.

2. Crie estratégias de disparo de mensagens

Use o recurso de listas de transmissão do WhatsApp para enviar uma mesma mensagem para um grupo de clientes. Monte um planejamento com conteúdos que serão disparados ao longo de um mês, por exemplo. É possível falar de novos produtos, mudanças no funcionamento e até promoções. Apesar de ser uma mensagem para várias pessoas, é possível montar grupos para personalizar o que o seu negócio tem a oferecer para os diferentes tipos de clientes.

Fique atento: para que as mensagens disparadas pelo recurso das listas de transmissão realmente cheguem para os clientes é indispensável que eles tenham o contato do seu negócio salvo no celular – assim como o número de cada consumidor também deve estar no seu aparelho. Ou seja, converse com o cliente e fale para que ele salve o contato da sua empresa caso queira receber as novidades!

3. Use o status do WhatsApp

Assim como o stories do Instagram, a função do status no aplicativo de mensagem WhatsApp é permitir que conteúdos publicados permaneçam abertos para o público em um período de 24 horas. Podendo receber textos, fotos, vídeos e GIFs animados, a ferramenta também é um canal de divulgação do seu negócio entre os clientes que têm  contato da empresa salvo no celular.

Seja criativo e utilize boas imagens para compartilhar status no Whatsapp. Quando possível, mostre os bastidores do seu negócio e monte narrativas com a sequência de posts. Também é possível usar plataformas de design gratuitas como o Canvas para montar layouts que funcionam como panfletos digitais e compartilhá-los no app.

4. Participe de grupos regionais

Para falar com os seus clientes, além das mensagens diretas, também vale a pena estar em alguns grupos estratégicos, como os de bairro, condomínio ou cidade, que estejam ou não relacionado ao seu tipo de negócio. Lembre-se, porém, de respeitar as regras de cada grupo: não faça propagandas quando elas não forem permitidas. Isso pode mais prejudicar o seu negócio e espantar clientes do que conquistá-los. 

5. Facilite o pagamento 

Ao fechar um negócio pelo WhatsApp, é importante que o próximo passo também seja facilitado para o cliente. Quando mais opções de pagamentos você oferecer, melhor. Para pagar ali mesmo, a um clique no aplicativo, é possível oferecer um link de pagamento. O consumidor vai acessar a página e pagar a compra que fez de forma rápida e segura. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o link de pagamento já está disponível para quem é cliente SumUp.

6. Esteja disponível

O atendimento ao cliente é um dos pilares fundamentais para um negócio dar certo. Quando é online, também não é diferente. Portanto, esteja realmente disponível para tirar dúvidas e resolver os problemas dos clientes assim que começar a usar o WhatsApp para vender mais. Não deixe os consumidores sem respostas durante muito tempo e forneça outras opções de contato complementares, como e-mail e ligações.

Além da presença, a forma como você trata o cliente também continua sendo importantíssima pelo aplicativo de mensagem. Seja sempre educado e compreensivo, mesmo quando o consumidor parecer alterado por algum problema. Mostre que você está ali para ajudá-lo. 

Já começou a usar o aplicativo WhatsApp para vender? Conte para nós a sua experiência!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.