Cartão de crédito

LEITURA DE 5 MIN

Cartão de crédito é um meio de pagamento usado para comprar produtos ou serviços, geralmente oferecido pelos bancos e muito usado pelos brasileiros. Na hora da compra, o consumidor pega dinheiro emprestado da instituição bancária em forma de crédito. Esse valor deverá ser pago na data de vencimento da fatura, um boleto enviado mensalmente para a sua casa.

Não é preciso ter conta no banco para ter um cartão de crédito. Além das instituições bancárias, ele pode ser oferecido por lojas de departamento, companhias aéreas e outras empresas. Funciona assim: todos os meses, o consumidor tem um limite pré-estabelecido para gastar. Ele pode fazer compras no valor que desejar, desde que a soma não ultrapasse o limite.

A grande vantagem do cartão de crédito é o parcelamento, muito usado para comprar produtos caros, como eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos. Para quem está montando um negócio e precisa parcelar equipamentos, móveis ou produtos, pode ser interessante usar essa função. Mas atenção: quando o cliente atrasa o pagamento da fatura, a operadora do cartão costuma cobrar juros altos, o que pode gerar uma dívida difícil de quitar. Portanto, antes de adquirir qualquer mercadoria, é preciso ter certeza de que terá condições de pagar.

Compras físicas e online com cartão de crédito

O cartão de crédito é um cartão de plástico que pode ter um chip ou código de barras. Nele, estão gravados o nome do consumidor, data de validade, número de identificação e código de segurança.

Na hora da compra física, basta apresentar o cartão ao vendedor, que irá inseri-lo em uma máquina de cartão. Para que a compra seja aprovada, o consumidor deve digitar a sua senha. Um documento de identificação, como RG ou CPF, também pode ser solicitado pelo estabelecimento.

Para fazer compras online, o consumidor deve preencher suas informações pessoais e os dados do cartão na loja virtual, como nome completo, CPF, número do cartão, data de validade e código de segurança.

O empreendedor deve aceitar cartão de crédito?

Se você tem uma empresa, trabalha com venda de produtos ou prestação de serviços, pode comprar uma máquina de cartão de crédito e oferecer essa forma de pagamento aos seus clientes.

Mas há alguns pontos importantes a considerar. Procure pela empresa que tem as menores taxas, veja como elas são no débito e no crédito. As da SumUp, por exemplo, são as menores do mercado.

Como mais pessoas estão preferindo não usar dinheiro vivo,  aceitar pagamento em cartão pode ser forma de conquistar mais clientes. Quem não oferece essa opção acaba perdendo muitas vendas.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.