Crédito

LEITURA DE 4 MIN

Crédito é acreditar em algo. Na economia, o crédito é a confiança de que você vai receber o dinheiro de volta. Por exemplo, quando você usa o cartão de crédito, o banco crê que no fim do mês você vai pagar o valor que ele te emprestou. Neste caso, o banco é o credor.

O crédito também pode ser definido como empréstimo. Depois de determinado período de tempo, você irá pagar a instituição ou pessoa — muito provavelmente com juros.

Quais são as linhas de crédito que existem?

Os tipos de crédito são divididos em dois: os para pessoa física ou para pessoa jurídica (empresa).

Para a pessoa física:

Empréstimo com garantia: o banco ou instituição financeira pode querer uma garantia de que você irá pagar o valor que emprestou. Pode ser o carro, a casa ou algum outro bem.

Crédito consignado: é um tipo de empréstimo com pagamento indireto — as parcelas são deduzidas da folha de pagamento da pessoa. Por não ter uma taxa de juros alta, é uma das linhas mais escolhidas.

Crédito para negativado: é um empréstimo para quem está com o famoso nome sujo. Por lidar com pessoas que não estão com as contas em dia, os juros costumam ser abusivos.

Crédito pessoal: normalmente é utilizado para pagar dívidas. Quem acabou ficando em uma situação ruim financeira e não quer mais pagar juros abusivos pode contratar essa linha, que permite renegociar os juros.

Para a pessoa jurídica:

Financiadora de Estudos e projetos: é uma iniciativa do Governo Federal, que empresta dinheiro para empresas que criam produtos e serviços. A FINEP oferece dois tipos de financiamentos: reembolsáveis e não reembolsáveis. Os projetos apoiados pela iniciativa costumam valorizar o desenvolvimento científico e tecnológico.

Microcrédito: é um dos mais utilizados para quem quer abrir o próprio negócio. Costuma ser oferecido por bancos ou investidores. Voltado a pequenos comerciantes, o microcrédito no Brasil é direcionado para empreendedores que tenham renda anual até R$200 mil. Os valores para este tipo de crédito no Brasil variam entre R$1,5 e 15 mil por cada financiamento. Por aqui, há o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado, que é operado pela Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) e outros bancos.

Refinanciamento: sabe o empréstimo com garantia para a pessoa física? O princípio aqui é o mesmo — você precisa colocar algum bem seu como garantia.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.