Empreendedorismo

LEITURA DE 3 MIN

Você já deve ter ouvido falar em empreendedorismo. Aliás, talvez você até já tenha sido chamado de empreendedor. Mas o que é, afinal? O conceito surgiu por um economista lá em 1945 e só pegou mesmo na década de 90. Por aqui, começou a ficar mais popular recentemente. Empreender significa realizar ou executar; de criar algo.

Empreendedorismo é, por exemplo, criar uma loja de artigos esportivos, juntar dinheiro para abrir um restaurante ou até mesmo criar uma tecnologia nova. Empreendedores são aqueles que praticam e participam desses processos — não importa o tamanho deles. Ou seja: Steve Jobs, o cara que criou o iPhone, é um empreendedor como aquele seu conhecido que abriu uma loja de doces.

O empreendedor é a pessoa que pensa e faz todo o negócio acontecer. O perfil de quem cria costuma ser alguém inquieto, que pensa em soluções para problemas e percebem necessidades, por mais simples que elas possam ser.

Existem outros tipos de empreendedorismo?

Ao pensar em empreendedorismo, você pode logo imaginar em empresas e negócios novos. Mas existe um outro tipo de empreendedorismo: o corporativo, ou interno. Este é o que realiza e tem novas ideias dentro de empresas que já existem. Isso pode significar inovar e pensar em um produto novo, sempre imaginando novas maneiras de uma empresa ganhar mais dinheiro.

Além do corporativo, há o empreendedorismo social, com iniciativas que querem somente ajudar a sociedade de algum jeito e não pretendem ter lucro. Meio ambiente e saúde são áreas que esse tipo de profissional costuma atuar.

Já o empreendedorismo digital tem a internet como plataforma para negócios. Ou seja: sites, blogues, fanpages no Faceboook ou até mesmo um canal no YouTube. Também existe o empreendedor em série, aquela pessoa que abre vários negócios e tem como principal objetivo investir em novas empresas.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.