Empréstimo

LEITURA DE 4 MIN

O empréstimo é um recurso usado por muitos brasileiros quando precisam de dinheiro. Funciona como um acordo entre a pessoa e a empresa: ela empresta ao cliente uma quantia, que deve ser devolvida dentro do prazo combinado com juros.

Também é possível pedir um empréstimo para amigos, parentes ou conhecidos e o processo funciona da mesma forma. Você deverá pagar o dinheiro emprestado em um prazo combinado, em parcelas ou à vista. A pessoa que está emprestando a quantia pode pedir o pagamento de juros. Nesse caso, é preciso fazer todos os cálculos para garantir que o pagamento caberá no seu bolso. Por exemplo,se pegar um empréstimo de R$1 mil para pagar em 12 parcelas fixas, com juros de 3,66% ao mês, sua dívida final será de R$1.253,52.

Os bancos cobram taxas variadas de juros, dependendo do tipo de empréstimo e do cliente que está solicitando. Em geral, os valores ficam entre 3% e 6% ao mês. Essas instituições não são obrigadas a oferecer o recurso e estabelecem seus próprios critérios. Muitas exigem que o cliente tenha certa renda por mês ou bens no seu nome, para comprovar que terá condições de pagar o valor emprestado.

Bancos também oferecem empréstimos especiais para empresas. Geralmente, quem já é cliente da instituição é beneficiado com melhores condições.

Cuidados antes de pegar um empréstimo

Pegar um empréstimo pode salvar o seu negócio ou suas finanças pessoais em épocas de vacas magras. Mas ele só deve ser feito como último recurso, em situações emergenciais. Afinal, você terá de devolver o dinheiro com juros e, se não se planejar com cuidado, poderá criar uma dívida ainda maior.

Antes de pegar o empréstimo, pesquise as taxas de juros e condições oferecidas por diferentes bancos. Além disso, assine o contrato com instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Nunca pegue dinheiro emprestado com pessoas que você não conhece e não representam organizações autorizadas pelo governo.

Lembre-se de que ao pegar um empréstimo, você está assumindo uma dívida. Se não souber fazer o cálculo de juros, peça a ajuda de um parente ou amigo próximo que entenda do assunto e possa te ajudar.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.