Estoque

LEITURA DE 4 MIN

O estoque é o conjunto de mercadorias disponíveis para a venda. Podem ser produtos prontos para o consumidor final, ou ingredientes e peças usadas para criar novos itens. Um marceneiro, por exemplo, estoca matéria-prima para criar móveis sob encomenda. Da mesma forma, um cozinheiro de marmitas tem ingredientes armazenados para cozinhar os pratos quando surge a demanda.

Dependendo do tamanho do negócio, o estoque pode ser bastante reduzido, cabendo em um armário, geladeira ou salinha pequena. Negócios maiores precisam armazenar as mercadorias em grandes espaços, como galpões.

Independentemente do tamanho do seu negócio, fazer o controle de estoque é fundamental para não levar prejuízo. As mercadorias podem sumir na bagunça, estragar ou ultrapassar a data de validade. Além disso, se você não sabe o que tem no depósito, ignora as quantidades disponíveis para venda e perde oportunidades e dinheiro.

Controle de estoque

A primeira regra, fundamental para o controle de estoque, é registrar todas as entradas e saídas de produtos. Classifique-os de acordo com critérios, como marca, cor, tamanho, dimensões, prazo de validade, quantidade e preço de custo e venda. Esse registro pode ser feito em fichas impressas ou planilhas.

Não deixe que pessoas não autorizadas retirem produtos do depósito sem a sua permissão e garanta que todos os movimentos sejam registrados. Além disso, o estoque deve ser fiscalizado com frequência. Semanalmente, veja quais itens ainda estão disponíveis para venda e quais estão perto da data de validade. Isso te ajudará a decidir o que vender primeiro.

Mercadorias que estão encalhadas no estoque há um tempão ou vão vencer em breve podem ser vendidas em promoções. Anote quais os produtos estão saindo pouco para evitar comprá-los em grande quantidade da próxima vez.

Além disso, identifique as oportunidades. Em datas comemorativas, certos itens vendem mais do que outros. O mesmo vale para as estações do ano. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, anuncie todos os casacos quando chegar o inverno e as peças mais frescas quando chegar o verão.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.