Financiamento

LEITURA DE 4 MIN

O financiamento é um tipo de compra parcelada que deve ser paga com juros. Ela é feita para um objetivo específico, como comprar uma casa, um carro, reformar um espaço ou comprar equipamento para uma empresa.

Quando precisam de dinheiro, muitos empreendedores ficam em duvida entre pegar financiamento ou empréstimo. A diferença essencial entre os dois é que o primeiro só pode ser feito quando há uma finalidade clara, enquanto o segundo não precisa ser justificado e pode ser usado da maneira que a pessoa preferir.

Geralmente, são os bancos que oferecem financiamentos. Cada um define suas taxas de juros e os critérios que o cliente deve cumprir. Muitas vezes, ele precisará apresentar alguma garantia de que tem condições de pagar o valor emprestado, como comprovantes de faturamento de sua empresa ou veículos que estão em seu nome.

Quem faz um financiamento assume uma dívida que deve ser quitada em um prazo combinado com o banco. Se não conseguir pagar, corre o risco de perder o bem que havia comprado, como o carro, imóvel ou maquinário — além de ficar com o nome sujo. Por isso, antes de dar esse passo, é preciso calcular os juros e fazer um planejamento financeiro para garantir que terá condições de quitar as parcelas mês a mês.

Quando pegar um financiamento

Os financiamentos mais comuns são feitos para a compra de veículos e imóveis. Mas também há opções especiais para microempreendedores e donos de pequenos negócios. Elas podem ser úteis na hora de investir na expansão de um espaço físico, consertar equipamentos, comprar máquinas novas ou instrumentos de trabalho.

No caso dos empreendedores, o ideal é pegar o financiamento para investir em algo que vá trazer retorno financeiro. Expandir seu espaço físico, por exemplo, pode melhorar a imagem do negócio e atrair mais clientes. Comprar novas máquinas poderá melhorar a produção e acelerar as vendas. Adquirir mais instrumentos de trabalho é forma de permitir que o negócio cresça. Faça bons investimento para que sua empresa evolua e tenha melhores condições no futuro.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.