Franquia

LEITURA DE 4 MIN

Se você deseja abrir um negócio, mas está sem ideias ou não sabe por onde começar, abrir uma franquia pode ser boa ideia. Funciona assim: uma empresa cede ao empreendedor o direito de usar seu nome e padrão de funcionamento para que ele venda os mesmos produtos ou serviços. Em troca, a dona da rede recebe o pagamento de uma taxa pelo funcionamento.

Pense no McDonald’s. A rede de restaurantes tem lojas espalhadas pelo mundo todo. Cada uma delas foi aberta por franqueado, uma pessoa que comprou os direitos do McDonald’s para usar seu nome, marca, identidade visual (cores, estrutura da lanchonete, cardápio) e tocar o negócio vendendo os sanduíches, sorvetes e outros produtos.

O franqueador é a empresa que cede os direitos, enquanto o franqueado é quem os compra. Além de pagar uma taxa para abrir a franquia, a nova unidade costuma pagar uma parte dos lucros para a empresa. Além disso, deve seguir os padrões e exigências estabelecidos pela marca. Portanto, não é um trabalho independente.

O que é microfranquia

O custo para abrir franquias como a do Mcdonald’s é alto. Mas há opções mais baratas e que cabem no bolso do empreendedor que procura apenas uma forma de ganhar dinheiro para pagar as contas. São as microfranquias, cujo investimento inicial custa abaixo de R$80 mil. É possível, inclusive, encontrar opções ainda mais baratas, para investir cerca de R$5 mil.

Em geral, abrir franquia custa caro porque além de pagar a taxa, é preciso arcar com os custos para montar a loja. As microfranquias, por outro lado, são mais baratas pois o empreendedor costuma adquirir apenas um pequeno kit para revender cosméticos ou prestar serviços de limpeza. Existem também as franquias online, nas quais o empreendedor trabalha em casa, pela internet, vendendo produtos ou serviços em uma loja virtual.

Ainda que o franqueado receba todo o modelo de negócio pronto do franqueador, ele será um empreendedor. Terá a responsabilidade de fazer as vendas, administrar o dinheiro e lidar com os clientes. E, principalmente, também enfrentará riscos.

Muitas franquias oferecem treinamento aos franqueados, enquanto outras não prestam auxílio nenhum. Antes de decidir abrir uma, é fundamental calcular os custos envolvidos para ter certeza de que você está pronto para assumir essa responsabilidade.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.