Inovação

LEITURA DE 3 MIN

A inovação é o ato de produzir algo novo. O termo anda de mãos dadas com o empreendedorismo, já que empresários buscam de alguma forma criar algo novo. Mas calma aí: você não precisa inventar um produto completamente novo — é possível criar modelos de negócio inovadores e maneiras novas de organizar uma empresa.

Por exemplo, você pode criar um restaurante com um sistema de delivery diferente ou até mesmo fazer uma loja de doces com uma organização inovadora.

Quais são os tipos de inovação?

Há mais de um tipo, o que ajuda a entender como você pode usar a palavra e transformar todo o seu negócio.

Inovação tecnológica

Talvez seja o primeiro tipo que vem à mente quando pensamos em novas ideias. Não pense que a inovação tecnológica é algo novo — qualquer tipo de melhora de processo com utensílios que facilitou a vida do homem faz parte desse tipo. Até a invenção da roda.

Inovação de processo

Como já falamos, você não precisa criar uma tecnologia nova para ser inovador. A inovação de processo, por exemplo, pode trazer melhoras na produção. Trazer uma nova (e mais barata) maneira de recolher a matéria-prima para o seu produto é uma maneira de inovar; pensar em novas formas de gerenciar seus funcionários também; ou ainda em algum jeito de reduzir os custos de entrega, por exemplo.

Inovação de modelo de negócio

Pode ir além: o produto pode continuar igual, assim como o processo de produção dele, mas a maneira de distribuição pode ser diferente. Oferecer para as pessoas o seu produto de uma maneira diferente se encaixa nesta categoria. Pense que você faz vasos artesanais e os vende em uma pequena loja. Para aumentar as suas vendas, pensa em um novo modelo e começa a vender seus produtos pelo WhatsApp ou pelo Instagram. .

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.