Investimento

LEITURA DE 4 MIN

Muita gente pensa que só ganhamos dinheiro trabalhando, mas há outra forma de engordar seu porquinho: investindo. Investimento significa usar o dinheiro de forma estratégica para que renda mais no futuro. Por exemplo, comprar um computador mais rápido para a sua empresa pode melhorar o serviço prestado. Por consequência, o negócio cresce e lucra mais.

O investimento costuma ser visto como algo complexo e que envolve conhecimento sobre finanças. Para investir dinheiro na bolsa de valores ou comprar ações (participação em empresas), realmente é preciso estudar um pouco. Nesse caso, o indivíduo adquire porcentagens de uma empresa para ganhar participação nos lucros ou vender sua parte mais tarde, quando o negócio estiver valorizado e custar mais caro.

Mas há jeitos mais simples de investir, muitas vezes necessários para o funcionamento de um negócio ou para atingir novos objetivos na vida. O novo computador para a empresa é um tipo de investimento simples e necessário. Outro exemplo é uma fábrica de calças que produz 30 peças por dia e na qual o empreendedor decide comprar uma máquina para aumentar a fabricação para 100 peças diariamente.

No início, o dono poderá sentir que está perdendo dinheiro, gasto na compra da máquina. Mas com o tempo, essa quantia será recuperada pelo aumento da produção e trará mais lucros. Portanto, o investimento não só retornou para o bolso do empreendedor: engordou ainda mais o caixa da empresa.

Comprar maquinário, contratar bons funcionários, reformar o espaço físico e abrir uma nova unidade são algumas formas de investir no negócio. Para o empreendedor, também é possível fazer investimento na sua própria evolução profissional. Dedicar um tempo para estudar pontos importantes, como finanças ou vendas, é bom jeito de ganhar novas habilidades que serão usadas para crescer o negócio.

O investimento traz retorno garantido?

Nem sempre. Às vezes, o empresário pode desembolsar uma quantia para comprar um computador e não receber os lucros esperados a longo prazo. Todo mundo que decide trabalhar por conta própria ou abrir um negócio precisa fazer investimentos e está sujeito a perder dinheiro. Por isso, é importante planejar cada gasto para fazer as escolhas mais seguras.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.