Loja virtual

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Loja virtual, também chamada de e-commerce, é uma página na internet que tem o objetivo de vender produtos ou serviços online. Os clientes entram no site e têm acesso a uma lista de mercadorias, que podem ser organizadas em categorias. Escolhem o que desejam, fazem o pagamento e recebem a compra em casa.

Não é preciso ter um vendedor para fazer as vendas pela loja virtual. Todo o relacionamento acontece entre o cliente e o sistema. No entanto, é importante ter alguém de plantão para responder dúvidas ou reclamações por telefone, mensagem ou email.

A loja virtual pode ser um braço da loja física ou funcionar por conta própria. Grandes redes de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e roupas costumam manter e-commerces para que os clientes possam escolher entre comprar online ou presencialmente.

O empreendedor também pode optar por manter só a loja online, sem a necessidade de um espaço físico. Essa alternativa pode ser interessante, já que custa bem mais barato. Mas isso não significa que dê menos trabalho.

Como montar uma loja online

Criar uma loja online não é nenhum bicho de sete cabeças. O processo pode ser feito pelo próprio dono, desde que ele saiba o mínimo de informática. Há algumas plataformas que são bem fáceis de usar, como o Wix e o PrestaShop. De maneira didática, eles ensinam a montar o e-commerce passo a passo.

Em alguns casos, a hospedagem é gratuita, o que significa que o empreendedor não precisa pagar nada para criar e manter o site. Geralmente, são opções mais simples e que oferecem menos recursos. Muitos, inclusive, limitem a quantidade de produtos que podem ser vendidos por mês.

Fique atento

Para que o e-commerce tenha sucesso, o empreendedor deve ficar atento para alguns pontos principais:

1 – Meios de pagamento

Como o pagamento das compras é feito online, as formas mais comuns são cartão de crédito, boletos e transferência bancária. Quanto mais opções oferecer ao cliente, maiores serão as chances dele comprar na loja.

2 – Entrega

Ao fazer o compra, o cliente irá pagar uma taxa de frete para que o produto seja entregue na casa dele. O empreendedor deve deixar claro no site qual o prazo para entrega e se planejar para despachar a mercadoria no correio dentro do combinado.

3 – Informações claras

O consumidor sempre fica com o pé atrás na hora de fazer uma compra online. Ele irá se perguntar se a loja é confiável, se a mercadoria chegará dentro do esperado, quais são os meios de pagamento disponíveis, quanto custa o frete e assim por diante. Ofereça todas as informações de forma clara e direta para deixá-lo mais seguro, como prazo para entrega, valores e email para contato. Além disso, sempre responda suas dúvidas e reclamações.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.