Orçamento

LEITURA DE 3 MIN

Sabe quando você vai fazer um serviço no seu carro e pede um orçamento ao mecânico? O que é, de verdade, um orçamento? Falando de maneira objetiva, é a quantia de dinheiro necessária para realizar um serviço ou produto. Por isso, é utilizado na economia e na área de comércio como o primeiro contato entre cliente e lojista em serviços que são feitos sob demanda.

Apesar desse ser o uso mais comum para a palavra, a definição pode ser usada em qualquer tipo de previsão e cálculo de receita, mesmo que não tenha a ver com produtos. Por exemplo, você mesmo pode ter um para uma viagem que pretende fazer e tem um orçamento mensal de quanto é necessário ganhar para pagar as suas contas.

Como já citamos, o orçamento é mais usado no dia a dia com produtos e serviços que pedimos. Por exemplo, você pode pedir um orçamento para um profissional de tecnologia para saber quanto vai custar para criar um site do seu negócio ou uma reforma de sua loja.

O que é orçamento empresarial?

Na sua empresa, você pode fazer um orçamento empresarial, que significa controlar e prever o dinheiro que irá gastar com o seu negócio. Isto é: anotar tudo o que você pretende gastar a sua empresa. Para isso, você deve fazer um levantamento de dados, além de analisar quais são as metas do seu negócio — ou seja, quanto você pretende ganhar.

Para calcular, você deve incluir quais são as suas fontes de renda — de onde o dinheiro vem (vendas, empréstimos, investimentos e etc) —, os seus gastos fixos (o que gasta com aluguel, salários, internet, imposto e etc) e gastos variáveis (materiais, produção e etc). Ao juntar tudo isso em uma planilha, será possível calcular quanto você poderá (e pretende) ganhar.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.