Pequena empresa

LEITURA DE 3 MIN

Uma pequena empresa é, segundo a lei, um negócio que tem receita bruta acima de R$ 360 mil e inferior a R$ 3.600.000. Caso a receita seja menor do que isso, ela é enquadrada como microempresa.

Caso a empresa não exerça uma atividade vedada pela Lei implementada em 2006, poderá optar pelo sistema Simples Nacional. A ideia desse regime é facilitar a vida dos empresários de pequeno porte. O sistema deixa de lado a burocracia: ao unificar oito impostos diferentes e que são calculados com base na receita bruta, o valor retirado é menor e mais simples do que para empresas de médio ou grande porte.

Quais são as diferenças entre micro e pequena empresa?

Já falamos sobre a receita bruta,  principal diferença entre a micro e pequena empresa, mas existem outros jeitos de saber o tamanho de sua empresa. O número de funcionários também pode ser um indicativo de onde seu negócio se encaixa melhor. Segundo o Sebrae, (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e Pequenas Empresas), a microempresa emprega até nove pessoas (comércios e serviços) ou 19 (industrial ou construção). Já a pequena empresa emprega de 10 a 49 (comércio e serviços) e de 20 a 99 pessoas (indústria e empresas de comunicação).

Como faço para abrir uma pequena empresa?

Para abrir uma pequena empresa, antes é necessário se informar se, por exemplo, já não existe uma mesma empresa com o nome que você pretende usar. Esse processo deve ser feito na Junta Comercial ou no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica da sua região. É ali que você vai tirar a “Certidão de Nascimento” da sua empresa. Para registrá-la, você vai precisar apresentar documentos pessoais que variam de estado para estado. Os mais comuns são o contrato social e os documentos pessoais da pessoa — ou dos sócios, caso exista. Após apresentação dos documentos e inscrição, a pessoa vai receber o NIRE (Número de Identificação do Registro de Empresa). Com ele, será possível obter o CNPJ no site da Receita Federal.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.