Rentabilidade

LEITURA DE 4 MIN

Todo empreendedor quer ver seu negócio dar lucro suficiente para compensar o investimento feito.  Para entender se sua a empresa paga as próprias contas e ainda dá dinheiro, você deve aprender a calcular a rentabilidade do negócio.

“Rentabilidade” parece algo complexo, mas na verdade é um conceito bastante simples. Para abrir qualquer negócio ou fazer melhorias em uma empresa, é preciso economizar dinheiro e fazer um investimento. A renda pode ser aplicada na compra de equipamentos ou mercadorias, por exemplo. Ao calcular, o empreendedor entende se a empresa cobriu os investimentos já feitos, não deu prejuízo e, quem sabe, deu lucro. Vamos aprender a calcular?

Como calcular a rentabilidade

Felizmente, há uma fórmula simples para calcular. Basta dividir o lucro líquido da empresa, obtido em determinado período de tempo, pelo valor do investimento inicial (quanto a empresa custou) ou pelo valor atual do negócio. O resultado, em percentual, representará a rentabilidade do negócio naquele período.

Lucro líquido é o lucro obtido com as vendas, descontando-se impostos e taxas pagos ao governo.

A fórmula para calcular é a seguinte:

Rentabilidade = Lucro Líquido/Investimento Total x 100

Por exemplo, se você investiu R$ 40 mil para abrir uma carrinho de cachorro quente, e em 12 meses, o lucro líquido foi de R$3.200, a conta é a seguinte:

Rentabilidade = 3.200/40.000 x 100 = 4%

O resultado positivo mostra que o negócio lucrativo tem rentabilidade de 4%. Isso significa que o investimento feito pelo empreendedor já foi pago e ainda deu lucro.

Rentabilidade X Lucratividade

Muita gente confunde os dois conceitos, que são bastante parecidos e igualmente importantes.

A lucratividade também é medida em percentual e mostra o lucro das vendas feitas. É preciso dividir o lucro líquido pela receita bruta da empresa (que é o lucro das vendas, sem descontar impostos). A fórmula é a seguinte:

Lucratividade = Lucro Líquido / Receita Bruta x 100

Já a rentabilidade indica se o investimento financeiro feito na empresa foi pago e deu retorno. Um negócio pode ser lucrativo sem ser rentável. Isso significa que o empreendedor lucrou ao longo dos meses, mas não o suficiente para pagar os investimentos que fez. O empreendimento tem sucesso quando é lucrativo E rentável.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.