Airbnb e outros apps: ganhe dinheiro hospedando turistas nas férias

Saiba como conseguir uma renda extra em julho, mês com grande procura por hospedagem devido ao recesso escolar
1 de julho de 2019LEITURA DE 7 MIN

Julho, temporada de férias escolares no Brasil, é um mês cheio de boas oportunidades para quem quer ganhar uma grana extra com o turismo. Os moradores das cidades muito procuradas pelos viajantes podem usar alguns aplicativos de celular que conectam quem tem um espaço em casa para receber hóspedes aos que procuram um lugar para dormir.

O mais conhecido dos apps de hospedagem domiciliar é o Airbnb. Ele nasceu com foco nas acomodações, mas hoje também oferece experiências, aventuras e dicas de restaurantes. O aplicativo permite que você alugue sua casa toda ou apenas um cômodo para receber os hóspedes — enquanto outras plataformas trabalham apenas com anúncios de imóveis inteiros para aluguel de temporada.

Ao usar qualquer um dos aplicativos de hospedagem que não trabalham apenas com hotéis, o segredo é ter boas fotos para chamar a atenção dos possíveis hóspedes. A localização também é essencial para aumentar a procura: quem está mais próximo às principais atrações da cidade pode receber um número maior de turistas.

Depois de fechar uma hospedagem, é hora de caprichar no serviço para que o consumidor saia satisfeito da experiência e deixe um depoimento positivo. Lembre-se que esse comentário é importante para conquistar cada vez mais hóspedes.

A limpeza do imóvel, a facilidade de entrar na casa ou no apartamento (o chamado “check-in“), e a receptividade dos anfitriões já são esperadas e devem ser excelentes. Para surpreender o hóspede e fazer algo além do básico, deixe algo como frutas ou uma bebida mais um bilhete de boas-vindas, por exemplo!

4 aplicativos para ganhar dinheiro hospedando turistas na sua casa

1. Airbnb

Para receber um hóspede pela plataforma, é preciso fazer um anúncio com as especificações do espaço que você quer disponibilizar: pode ser uma sala, um quarto ou a casa toda. Aqui estão algumas dicas sobre limpeza básica, check-in e atendimento ao hóspede. Antes de começar a usar o aplicativo, faça uma simulação dos ganhos mensais com base na localização e no tamanho do espaço.

Com o anúncio no Airbnb Brasil, a pessoa que se interessar pela hospedagem pode contatar o anfitrião (ou seja, você!) para tirar dúvidas. Mas o endereço final do imóvel só será entregue quando ele fechar a estadia. A plataforma trabalha com outras garantias, como proteção de danos à propriedade e atendimento ao cliente disponível 24 horas por dia. Para isso, cobra comissões que vão de 3% a 5% do valor da hospedagem.

Clique aqui para baixar o aplicativo para Android.

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (iPhone).

2. AlugueTemporada

O site brasileiro passou a fazer parte de uma rede mundial de plataformas de aluguéis chamada HomeAway e hoje conta com cerca de 2 milhões de imóveis disponíveis em 190 países. Ele permite a locação apenas de imóveis inteiros e o hóspede pode pagar a hospedagem em até 12 vezes.

O anúncio é gratuito, mas é cobrada uma taxa de 5% de cada estadia. Quem preferir contratar um plano, pode pagar R$ 699,00 para manter o anúncio no ar por um ano sem pagar mais nenhuma comissão. Neste link há dicas de como receber os hóspedes da melhor forma possível e ter sucesso na plataforma. 

Clique aqui para baixar o aplicativo para Android.

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (iPhone).

3. Booking.com

Muito conhecido por ser um site de hotéis, a plataforma também aceita cadastros de casas que recebem hóspedes para temporadas. Diferentemente do Airbnb, aqui você deve alugar todo o seu espaço. A comissão cobrada por cada hospedagem também é maior, chegando a 13% do total. Depois de fazer o anúncio, há um período de validação das informações que pode durar até um mês.

Clique aqui para baixar o aplicativo para Android.

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (iPhone).

4. TripAdvisor

A plataforma de viagens, que antes era focada em opiniões sobre lugares e estabelecimentos, agora também oferece o serviço de anúncios de imóveis para temporada — desde espaços inteiros até aluguel de quartos privativos.

Ao fazer o seu anúncio gratuitamente, os possíveis hóspedes podem entrar em contato com você para tirar dúvidas por mensagem. Ao fechar o negócio, a taxa cobrada pela empresa é de 3% do total. Os pagamentos são liberados 24 horas depois do começo da estadia.

Clique aqui para baixar o aplicativo para Android.

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (iPhone).

Você já anunciou o seu espaço em um aplicativo que não está na lista? Conte para nós!

ASSUNTOS

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.