O que é fluxo de caixa e por que ele é importante?

Sem cuidar das entradas e saídas de dinheiro, muitos negócios acabam fechando: saiba como evitar!
LEITURA DE 4 MIN

Fazer o controle financeiro de um negócio pode parecer muito mais complicado do que realmente é. Por isso, algumas pessoas acabam levando as finanças da empresa meio que na intuição. Este é um erro muito comum, mas que pode ser fatal.

Sem cuidar das entradas e saídas de dinheiro, muitos negócios acabam fechando, já que é fácil se endividar por não saber qual a real situação do caixa.

Assim como um médico pede exames para saber como está a saúde dos pacientes, os donos de empresa e gestores precisam de ferramentas que ajudem a entender como vai a saúde financeira do negócio.

A mais simples dessas ferramentas é o fluxo de caixa, usado em empresas de pequeno ou grande porte. Se você tem um negócio e ainda não faz isso, a hora de começar é agora!

Qual é a importância do fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta para manter as finanças em ordem. Sua principal função é fazer com que a empresa sempre tenha capital de giro, ou seja, dinheiro disponível para se manter, pagando suas dívidas e repondo o estoque.

Às vezes, a gente tem uma ideia um pouco distorcida do nosso lucro. Por exemplo, você pode ficar muito animado com uma boa leva de vendas, mas isso não significa que a empresa está com dinheiro pra gastar em seguida, sem qualquer controle.

Talvez seja preciso deixar essa grana quietinha no caixa, porque podem existir salários e contas a serem pagas antes de uma boa quantia de dinheiro entrar de novo.

Ter controle sobre valores, datas de recebimento e de pagamento é algo fundamental: isso pode evitar endividamentos que colocam a empresa em risco.

Com qual frequência este controle deve ser feito?

O relatório pode ser feito diária, semanal ou mensalmente, dependendo do quão movimentado é o seu caixa. O ideal é não deixar para lançar um monte de movimentações de uma só vez pra não esquecer de nada. Isto é muito importante, viu? Todas as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio devem estar no relatório. Só assim você vai conseguir ter uma ideia clara da contabilidade.

Baixe nossa planilha e comece já!

Agora não tem mais desculpas. Fizemos uma planilha pra deixar seu fluxo de caixa ainda mais fácil. É só clicar aqui, baixar e começar!

Planilha gratuitaFluxo de caixaBaixar

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.