3 coisas que não podem faltar em um bom fornecedor para o seu negócio

LEITURA DE 4 MIN

Saber escolher bem seus fornecedores é uma das etapas mais importantes para o seu negócio dar certo. Afinal, as pessoas e empresas que te oferecem matéria-prima ou produto vão fazer toda a diferença na qualidade final da sua atividade.

Anota aí o que não pode faltar na hora de escolher fornecedores para o seu negócio:

1. Qualidade

Parece óbvio, mas não dá para ter um fornecedor que te entregue um material sem qualidade.
Às vezes, diante de um preço mais baixo, pode surgir a dúvida sobre comprar um produto de menor qualidade que cumpre a mesma função. Não se esqueça que isso pode fazer a diferença para o seu cliente final e acabar com a credibilidade do seu negócio.

Fique certo de que você conhece a qualidade do produto: peça uma amostra, teste em sua produção ou até consulte alguns clientes para saber se já conhecem o material caso trabalhe em um comércio.

2. Preço competitivo

Além da qualidade, na hora de escolher um fornecedor, é importante fazer as contas e lembrar o que cabe no orçamento do seu negócio. Nesse momento, tenha certeza de que você comparou o custo do mesmo produto ou matéria-prima em outras empresas, e ficou com a melhor opção.

Não tenha medo de negociar, afinal, alguns materiais podem ficar mais barato se comprados em grande quantidade ou com frequência. Ah, e coloque a forma de pagamento entre os pontos que precisam ser acertados antes de fechar a compra.

3. Comprometimento e serviço

Qualidade e bom preço só valem a pena quando o fornecedor escolhido cumpre o que promete. Leve em conta o tempo de entrega e o cuidado com os produtos durante o transporte.

Quando você escolhe um fornecedor, dá início a uma relação de parceria que precisa ser sustentável e agregar de forma positiva o seu negócio.

Como nem sempre dá para achar bons fornecedores logo de primeira, não esqueça de:

Pesquisar e conversar com empresas diferentes antes de decidir.

Saber quem são os outros clientes do fornecedor também pode ajudar na hora de escolher.

Muitos anos de mercado e boas avaliações são dois pontos positivos a favor do fornecedor.

Não deixe ficar nenhuma dúvida sobre o serviço oferecido.

Pergunte tudo o que for necessário para não ter problema no futuro, como atraso de um material ou uma devolução que não poderá ser feita porque vocês não conversaram sobre os possíveis imprevistos.

Vanessa Martins