Aproveite a quarentena para estudar com cursos gratuitos online

Cursos sobre empreendedorismo e finanças que estão gratuitos por causa do coronavírus
6 de abril de 2020LEITURA DE 10 MIN

O isolamento social é uma das estratégias mundialmente adotadas na tentativa de conter a pandemia do novo coronavírus. E embora o desafio de se isolar seja grande, algumas ações podem não apenas deixar o momento mais fácil, como também torná-lo mais proveitoso, como a possibilidade de se capacitar com cursos gratuitos online durante a quarentena. 

Pensando em todos os pequenos empreendedores que querem aproveitar a pandemia de coronavírus para estudar, o Dono do Negócio separou plataformas que disponibilizaram gratuitamente seus conteúdos sobre administração de empresas, estratégias, empreendedorismo, finanças e marketing digital. Confira:

1. ComSchool

A escola especializada em cursos de performance digital está oferecendo quatro cursos gratuitos online por causa da pandemia do novo coronavírus e da medida de distanciamento social para diminuir a disseminação da doença. O conteúdo pode ajudar o pequeno empreendedor que quer aumentar a presença na internet como forma de continuar o negócio mesmo de portas fechadas para o atendimento físico.

Como vender pelo Instagram, Como montar uma loja virtual, Facebook Ads e Marketing no Youtube são as quatro temáticas abordadas nas aulas gratuitas. Alguns dos cursos oferecem certificado de conclusão. E para participar basta se cadastrar na plataforma e depois se inscrever nas aulas. 

2. ChatClass

Para quem quer aproveitar a quarentena contra o coronavírus para fazer curso de inglês gratuito pode acessar o conteúdo da plataforma sem custos até o dia 17 de abril. A metodologia de ensino da escola funciona com Inteligência Artificial dentro do aplicativo de mensagens WhatsApp. O foco é a fala da língua, que pode ser praticada com um robô e conta com suporte de tutores online, grupos de conversação e videoaulas ao vivo. 

3. Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)

A ESPM disponibilizou uma série de pequenos cursos gratuitos online com aulas por meio de webconferências, que acontecem com data e horário marcados. No dia 29 de abril, por exemplo, vai ao ar a aula ao vivo sobre Estratégias de Comunicação Digital para Microempresas, que pode ajudar o pequeno empreendedor a transformar o marketing seu negócio durante a pandemia. 

SEO, Tendências para inovação nos negócios pós-coronavírus, Otimização Digital, Excel básico, E-commerce e Dicas para aumentar a produtividade no trabalho remoto são alguns dos temas que serão abordados nos próximos dias. Vale a pena se programar e montar um calendário para acompanhar os cursos de maior interesse.

4. Fundação Getulio Vargas (FGV)

A plataforma da instituição de ensino tem mais de 50 cursos gratuitos online que vão de 2 a 30 horas de duração sobre diversos temas. Muitos conteúdos podem ajudar o pequeno empreendedor a enfrentar a crise financeira com a pandemia do coronavírus, como o curso de Fundamentos de Finanças, que aborda as principais funções de um gestor financeiro e a importância desses conhecimentos para a vantagem competitiva entre empresas.

A FGV conta ainda com cursos sobre negociação, que pode ser útil para o dono do negócio que precisa de um novo acordo com fornecedores para não cair na inadimplência durante a crise e sobre marketing e gestão de vendas para para quem precisa criar estratégias para sobreviver no mercado durante a quarentena, o isolamento social e o fechamento do comércio em algumas cidades. 

5. Instituto de Longevidade Mongeral Aegon

A instituição sem fins lucrativos tem como foco a continuidade profissional de pessoas maiores de 60 anos. E para que todos possam ter acesso a novos conhecimentos durante o isolamento social e continuem atualizados para o mercado de trabalho, mais de 80 cursos gratuitos online estão disponíveis na plataforma. Os temas abordados são gestão financeira, marketing e mídias sociais, informática, inglês e comunicação oral. 

6. SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas já é um parceiro conhecido dos donos de negócios e pode ser utilizado neste momento de pandemia como uma das mais importantes formas de obter conhecimento sobre empreendedorismo e administração de empresas. Além de um serviço com conteúdos direcionados ao enfrentamento da crise financeira causada pelo coronavírus, a plataforma tem diversos cursos gratuitos online.

Gestão financeira (3 horas), Como captar recursos para o seu negócio (2 horas), Como usar sites de busca para a sua empresa (2 horas), Marketing digital para o empreendedor (2 horas) e Como vender pela internet (4 horas) são cinco exemplos de cursos que podem fazer toda a diferença para o empreendedor que está enfrentando a crise e quer sobreviver no mercado. 

7. SENAC

A instituição separou uma série de cursos livres sem certificados para quem quer aproveitar a quarentena para estudar. São 18 opções de conteúdo que incluem temas sobre autoliderança profissional, liberdade financeira, liderança de pessoas, gestão de tempo, introdução à HTML e CSS, redação corporativa e reforma da previdência. 

O Senac também oferece cursos em parceria com as empresas Cisco e Microsoft. O acesso aos conteúdos tem tempo limitado e maioria está ligada à área de tecnologia da informação. Um deles, porém, é sobre empreendedorismo e novos negócios. São 15 horas de duração e as inscrições vão até o dia 25 de maio de 2020, data limite para quem quiser fazer a prova e obter uma certificação. 

8. SENAI

Oferecidos pelo SENAI-SP, os cursos da instituição podem ser acessados de qualquer lugar gratuitamente. São 15 opções divididas em temas de finanças pessoais, consumo consciente de energia, educação ambiental, economia circular, empreendedorismo, blockchain e indústria 4.0. Todos os cursos dão direito a um certificado de conclusão digital quando o aluno completa o conteúdo que varia entre 14 e 20 horas de duração. 

O curso Empreender SENAI, por exemplo, dá ao aluno uma base conceitual e de ferramentas de gestão para a administração de um negócio próprio, desde a viabilidade da abertura de uma empresa, até público-alvo, habilidades pessoais de um empreendedor e análise de mercado. Como requisito o aluno deve ter no mínimo 14 anos, com a 6ª série do ensino fundamental completa. 

9. Udemy

A plataforma disponibilizou quase 300 cursos gratuitos com certificado para quem quer aproveitar a quarentena e o distanciamento social para se capacitar. Muitos conteúdos estão relacionados à área de Tecnologia da Informação, com aulas sobre desenvolvimento web e de games e linguagens de programação. Mas outros temas também estão disponíveis, como meditação, produtividade pessoal, definição de metas, mindset, violão e piano, SEO e finanças. 

Já começou um curso online para se capacitar durante a quarentena contra o coronavírus? Conte para nós a sua experiência!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.