Saiba como fazer uma promoção de sucesso

O momento e o tipo de vantagem que você vai oferecer aos clientes é o segredo para uma boa oferta
LEITURA DE 7 MIN

Quem é que não gosta de uma boa promoção? Se você nunca fez uma, com medo de sair no prejuízo, pode ficar tranquilo: quando bem planejadas, as promoções são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas e contratações de serviços.

PORQUE E QUANDO FAZER UMA PROMOÇÃO

Pra começar, você deve pensar qual o objetivo da promoção que vai fazer no seu negócio. Por exemplo:

Queimar estoque: achou que ia morrer com aquele produto que não vendeu bem no mês passado – ou que você comprou demais – e agora tá pegando poeira no estoque? Tente abaixar o preço deles ou criar uma promoção estilo pague dois e leve três.

Lançar um novo produto: colocar um produto ou serviço novo em promoção é uma forma de garantir o sucesso de vendas. Com as promoções de lançamento, além atrair clientes, você também vai fazer com que a novidade continue sendo procurada, mesmo quando a oferta acabar.

Aproveitar datas especiais: não faltam datas especiais no calendário. Falamos sobre o Natal esta semana, mas outros dias são bons para o comércio, como o dos namorados, das mães , dos pais, etc.  Nesses períodos, todo mundo tá procurando presentes, ou seja, fazer boas promoções pode ser um grande atrativo para os clientes.

Atrair novos clientes: se você quer conquistar novos clientes, pode focar no que tem de melhor entre os seus produtos. Ou seja, a pessoa precisa encontrar não só um preço menor do que na concorrência, mas também comprar um produto ou serviço com boa qualidade, daqueles que ela vai sair contando pra todo mundo. Lembre-se da dupla queridinha dos consumidores: o custo-benefício, que é a união de uma ótima compra por um ótimo preço

Se destacar da concorrência: fazer uma promoção também pode diferenciar o seu negócio da concorrência. Isso porque, se os seus preços estão melhores do que os do vizinho, ou se você oferece vantagens para o cliente, tem mais chances de crescer o número de vendas.

Aumentar o movimento: em épocas com menos movimento para o comerciante ou prestador de serviço, anunciar uma promoção é um bom caminho para dar um gás nas atividades da sua empresa. Por exemplo, se você tem uma sorveteria e sabe que durante o inverno as vendas caem, uma opção é todo dia ter um sabor mais em conta ou dar um cafezinho para o cliente que comprar um gelado.

 

COMO FAZER UMA PROMOÇÃO

 

Pronto! Agora que você já definiu que está na hora de fazer uma promoção no seu negócio, tem que escolher qual vai ser o tipo de oferta. Confira abaixo os mais comuns:

Compre 2 e leve 3: o número de produtos pode variar, mas essa promoção oferece uma unidade de brinde para o cliente. É uma boa opção para tirar do estoque aquele produto parado há um tempo.  

Concorra a prêmios: ao comprar qualquer produto ou gastar acima de um valor em seu negócio, o cliente pode ganhar alguma coisa, que não precisa ser super elaborada como as promoções que vemos na televisão, pode ser um desconto na próxima compra ou um vale presente.

Indique um amigo: nada funciona tão bem como o boca a boca, certo? Por isso, essa é uma boa opção para quem quer atrair clientes novos. Você pode dar uma vantagem tanto pro cliente que trouxer o amigo, quanto pro novo comprador que vier por indicação.

Preços mais baixos: a boa e velha comparação com a concorrência para garantir o menor preço. O importante aqui é pesquisar bem quem vende o mesmo produto e está pertinho de você e, claro, calcular bem a margem de lucro para não sair no prejuízo. Preço fechado? É só divulgar a promoção pra todo mundo saber que o seu negócio é mais vantajoso.

Cartão fidelidade: a cada 10 compras no seu negócio, o cliente pode ganhar um brinde ou uma unidade do mesmo produto que comprou. Essa lógica da fidelidade normalmente é feita com um cartão que pode ser carimbado ou marcado a cada venda. O número de vezes que o cliente precisa comprar com você pra levar o mimo fica a sua escolha.

 

Não se esqueça: em todos os tipos de promoções, é preciso elaborar as regras de participação ou de vantagens, assim como as datas de início e final das ofertas, e deixar os clientes informados sobre elas.

 

Já fez uma promoção no seu negócio e deu certo? Tem alguma dúvida? Conta pra gente aqui embaixo nos comentários!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.