Como manter o foco nos objetivos

Foco nos objetivos: o que você precisa fazer para que aquelas definições de início do ano ou de um novo ciclo não fiquem só no papel
13 de setembro de 2019LEITURA DE 5 MIN

Todos nós sabemos que perder o foco de suas metas e objetivos pode ocorrer frequentemente se você não estiver bem determinado. Veja algumas dicas que vão ajudar você a manter o foco para atingir seus objetivos:

1. Defina seus objetivos

O primeiro passo é estipular, de maneira clara e realista, quais são os seus objetivos. Em seguida, anote tudo em um papel e coloque em um lugar visível, como um post-it colado na tela do computador ou na sua agenda.

O importante é você poder olhar para suas metas e refletir todos os dias, justamente para não esquecer – mesmo com toda a correria do dia-a-dia.

2. Coloque o seu plano em prática

Agora pense como você pode colocar estes objetivos em prática. Será que eu preciso aumentar minha carteira de clientes para vender mais? Ou será que devo impulsionar o relacionamento com os clientes atuais? Analise qual situação seria a mais adequada para a sua realidade e comece a trabalhar nisso o quanto antes!

Por exemplo, se você tem o objetivo de prospectar mais, reserve uma ou duas horas do seu dia para entrar em contato com clientes em potencial, faça disso sua rotina.

Confie nos números: saiba quais clientes mais compram de você, quais são os produtos mais requisitados, o seu volume de vendas por sazonalidade, a média de clientes que você prospecta por mês, dentre outros dados relevantes. Com estes dados em mãos, fica mais fácil acompanhar seu desempenho a partir do ponto inicial.

3. Mantenha-se organizado

É comum acabarmos deixando a nossa mesa uma bagunça, com toda a papelada misturada e fora de ordem, o que acaba nos fazendo perder o foco, demorar mais para encontrar coisas importantes e até desorganizando a nossa mente.

A organização no ambiente de trabalho influencia a organização mental, e isso é essencial para que você consiga manter o foco naqueles objetivos que exigem mais esforço.

Compre pastas diferentes para assuntos diferentes e nomeie-as, e procure também manter os arquivos no seu computador bem organizados. Cada coisa em seu lugar, dentro de pastas diferentes, tudo isso para que você possa se sentir no controle e possa acessar informações importantes com mais facilidade.

Você verá como o seu dia renderá mais quando conseguir se organizar.

4. Motivação para chegar lá

Não adianta ter objetivos bem definidos se você não sente a menor vontade de cumpri-los. Por isso, vale a pena seguir este mantra todos os dias: ao acordar, mentalize pelo menos cinco coisas que você adora no seu trabalho, seja o desafio de fechar uma venda ou o relacionamento bacana com os clientes.

Tendo isso em mente, você fica mais satisfeito com o seu trabalho e mais disposto a cumprir suas demandas.

Assista ao vídeo e veja como definir metas que você realmente vai conseguir cumprir.

Agora que você já sabe o que fazer para manter o foco em seus objetivos, veja algumas dicas de como organizar o dinheiro do seu negócio. Afinal, só com uma rotina de controle para garantir que tudo esteja fluindo bem.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.