Fluxo de caixa: um parceiro na hora de cuidar do seu negócio

Saber a real situação financeira da sua empresa vai te ajudar a tomar decisões e planejar o futuro
LEITURA DE 5 MIN

Não existe negócio de sucesso se você não cuidar da parte financeira dele. Pra isso, é preciso conhecer bem as contas da empresa. E a melhor forma de começar é fazendo o controle do fluxo de caixa.

O fluxo de caixa é uma ferramenta muito simples e extremamente importante pra te ajudar  a entender qual a real situação financeira da sua empresa. É basicamente uma planilha onde você vai anotar todas as entradas e saídas de dinheiro. Todas mesmo! Quanto mais certinhos os registros, melhor.

Dá pra pensar no fluxo de caixa como um raio-x onde você acompanha quanto lucra com o seu negócio e quanto ele custa todo mês. Com ele em mãos, dá pra fazer planos e aumentar as vendas, por exemplo.

Dá uma olhada em 3 ótimos motivos pra você ter um fluxo de caixa do seu negócio:

  1. Manter as contas em dia

Com este controle fica mais fácil entender a liquidez do caixa. Ou seja: quanto de dinheiro a empresa tem pra pagar suas contas.

Por exemplo, se você paga seus fornecedores à vista, mas recebe dos clientes em parcelas, pode ser que não tenha o valor disponível pra quitar sua dívida na data certa. Nesse caso, o fluxo de caixa mostra que talvez seja preciso conversar sobre a forma de pagamento com os fornecedores ou com os clientes pra continuar no azul.

  1. Saber a hora de tomar decisões

Quando é a melhor época pra investir em algum novo equipamento ou serviço pro seu negócio? O fluxo de caixa pode responder essa pergunta. Comparando os relatórios mensais, você vai conseguir saber se é uma boa hora pra um investimento ou se seria melhor esperar por um mês com menos despesas.

Seja qual for o cenário, este raio-x do dinheiro do seu negócio vai dar mais segurança na hora de tomar decisões. Afinal, os números não mentem. Confie neles e se planeje melhor!

  1. Conhecer o próprio negócio

Outro ponto importante do fluxo de caixa é que ele traz conhecimento sobre o seu negócio. Por exemplo: você pode descobrir que suas vendas são muito melhores aos finais de semana. Isso pode servir tanto pra aumentar a produção nesses dias como pra fazer uma promoção durante a semana.

Você também pode perceber que seu produto ou serviço é sazonal, ou seja, ele faz mais sucesso em determinadas épocas do ano. Assim, é preciso se planejar pros meses de pouca venda.

Analisando as informações do fluxo de caixa, você ainda pode notar que seus clientes não estão pagando em dia ou que você está estocando mais do que precisa. Resolvendo estas coisas, as contas da empresa ficam muito mais saudáveis. E os seus lucros também!

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Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.