Como Usar o WhatsApp para vender mais

LEITURA DE 6 MIN

Atualmente o WhatsApp possui 120 milhões de brasileiros ativos por mês. Será que ele pode ser usado profissionalmente? Sim! Muitos pequenos negócios já estão aproveitando o aplicativo para poder vender mais. Médicos, dentistas e salões de beleza, por exemplo,  já oferecem a opção de agendar um horário pelo WhatsApp. Para você não ficar fora dessa, preparamos algumas dicas essenciais para você começar a usar o WhatsApp no seu negócio, aproveitando as melhores vantagens que ele oferece.

Dicas de como usar o WhatsApp para vender mais

Cuide da identidade digital

Você não precisa comprar um celular específico para usar profissionalmente, mas se for usar o aparelho pessoal, é legal ter o cuidado de deixar pelo menos a foto do perfil com o logotipo do seu negócio. Além de transmitir profissionalismo, facilita para o cliente,  que não corre o risco de achar que errou o número, ao se deparar com a foto e o nome de uma pessoa.

Faça um atendimento especial

A principal característica do Whatsapp com certeza é a praticidade: você pode fazer outras coisas enquanto conversa com seus amigos e família, certo? Sim. Por isso, quando os nossos clientes falam com a gente, precisam ter a sensação de que o atendimento é mais fácil, prático e rápido do que se fosse ao vivo ou por telefone. Tente demorar o menor tempo possível para responder seus clientes; é claro que você não precisa responder mensagens de madrugada, mas é legal respondê-las na manhã seguinte. Além disso, é importante que o atendimento seja personalizado e humano, para que o cliente perceba que do outro lado da tela tem alguém realmente preocupado em sanar suas dúvidas e ajudá-lo com o processo de compra.

Organize os contatos

Outra dica valiosa é salvar os contatos dos clientes no seu celular colocando além do nome dele, o produto que ele está interessado. Desta forma, além de você não se perder e arriscar confundir as conversas, pode usar as “listas de transmissão” para falar com todos aqueles contatos que se interessaram por um determinado produto de uma vez só, para anunciar que ele entrou em promoção, por exemplo.

Capriche na divulgação

Agora que você começou a vender pelo WhatsApp, você precisa divulgá-lo em todos os pontos de contato do seu negócio para que seus potenciais clientes saibam que também podem falar com você por lá. Além de publicar em todas as redes sociais, você pode atualizar o seu site e também fazer um novo cartão de visitas, colocando o símbolo do aplicativo seguido do número do seu celular. Uma ideia legal para estimular as vendas no seu novo canal é oferecer um desconto ou um brinde especial para quem comprar usando o aplicativo.

Cuide do pós-venda

Além de usar o aplicativo para vender, é interessante usá-lo também para trabalhar o relacionamento com os clientes e fidelizá-los, para que eles voltem a comprar com você. Depois que um cliente comprou o seu produto, você pode oferecer novas promoções que também possam interessar a ele e aproveitar para perguntar se foi tudo bem com a entrega e se o produto está funcionando como o esperado.

Aceite cartões

Quando você for fazer suas entregas ou encontrar a pessoa para realizar a venda, é muito possível que ela esteja sem dinheiro — afinal, cada vez mais pessoas andam com cartões por aí. Além disso, é importante vender parcelado, o que pode facilitar bastante a vida do cliente e te ajudar a vender mais. Portanto, sempre informe já no WhatsApp que você aceita cartões e em quantas vezes topa parcelar.

A SumUp, que é responsável pelo Dono do Negócio, oferece máquinas de cartão. Elas são sem aluguel e têm as menores taxas do mercado. Há a TOP, que funciona conectada ao celular; e a SUPER, que tem conexão própria. Se quiser saber mais, temos desconto para você, leitor. Basta clicar na imagem abaixo:

Vender mais com cartão

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.