7 coisas pra fazer com o dinheiro das vendas de fim de ano

Veja como usar o dinheiro resultado do seu trabalho e começar 2019 com o pé direito
14 de dezembro de 2018LEITURA DE 6 MIN

Agora que passou a alta temporada de vendas e seu caixa pode estar mais recheado, você deve lembrar da importância de separar o seu dinheiro do dinheiro do seu negócio. Com a grana extra, é fácil pensar que não tem nenhum problema tirar um pouquinho dela para usar com coisas pessoais. Mas, não se esqueça que: não separar os valores pode não só trazer uma baita dor de cabeça no futuro, como deixar deixar a saúde financeira do seu negócio em perigo.

Para ajudar a decidir o que fazer com o resultado das suas vendas de fim de ano, o Dono do Negócio te mostra 7 opções!

Onde investir o dinheiro das vendas de final de ano?

1. Faça melhorias no seu negócio

Usar o dinheiro para pequenas reformas ou melhorias no seu negócio é uma forma de investir o lucro extra. Se você vem pensando há um tempo em comprar uma máquina melhor ou mais moderna para a produção, por exemplo, esse é um bom momento. Se você é um prestador de serviços, o mesmo vale para os materiais que utiliza no dia a dia. Caso ainda não tenha um ponto de venda fixo, por que não pensar nessa possibilidade?

2. Abra um fundo para emergências

Se você ainda não tem uma poupança com dinheiro para emergências, está na hora de criar essa garantia contra os perrengues que podem surgir quando menos esperamos. Claro que, durante o ano, ainda mais para quem tá começando, nem sempre é fácil pagar todos os custos e despesas do negócio e ainda guardar aquele dinheirinho. Agora, com a grana extra do Natal e do ano-novo, não tem desculpa.

3. Faça algo para você, dono do negócio

Se você for o único funcionário do seu negócio, por que não investir na sua formação? Independente da área, há cursos de especialização que podem acabar ajudando a movimentar e a trazer novidades para o seu negócio. Além de aulas que envolvem o ramo no qual você atua, cursos mais genéricos, como organização financeira ou gestão também são opções bacanas.

4. Invista no estoque

Dependendo do seu tipo de negócio, também é possível pegar o dinheiro que entrou a mais, ou parte dele, e comprar matéria-prima ou produtos que podem ficar em estoque. Vale mais a pena se você ficar de olho em promoções ou em contato com o seu fornecedor para saber se há ofertas no mesmo período.

5. Comece a pensar na imagem do seu negócio

Nem sempre é possível investir dinheiro em propaganda quando você está começando um negócio, mas, caso você perceba que a sua empresa já está preparada para isso, este pode ser um bom momento. Com o dinheiro extra, dá para pensar em um logo para sua marca, fazer propaganda na internet ou contratar alguém para ajudar com as redes sociais e montar um site do seu negócio.

6. Dê um bônus para os seus funcionários

Caso tenha funcionários, eles provavelmente também fizeram parte do ganho extra do final de ano. Não há motivação melhor do que um bônus por produtividade. Não se esqueça que todo um ano novo vem pela frente e que você precisa dos melhores ao seu lado.

7. Pague dívidas

Não é o tipo de investimento mais empolgante para fazer, é verdade. Mas é um dos mais importantes. Para ter lucro, o seu negócio precisa não ter dívidas. Caso você venha de um cenário onde as contas estão no vermelho, não pense duas vezes e use o dinheiro extra para quitar esses débitos. Tenha certeza que, desta forma, você vai começar o novo ano com o pé direito.

Tem alguma outra ideia pra usar o dinheiro que entrou com as vendas de fim de ano? Conta aqui nos comentários!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.