Assista ao vídeo e aprenda a calcular o preço ideal para seu produto

LEITURA DE 4 MIN

Será que você está vendendo seu produto pelo preço certo? Antes de definir o preço de um produto, você precisa levar algumas coisas em consideração. E para te ajudar, o Dono do Negócio separou algumas dicas, olha só:

  1. Some os custos e despesas do seu negócio

Se você vende bolos, por exemplo, não pode deixar de lado o total que gastou com os ingredientes no mercado: farinha, ovo, leite, chocolate, fermento… Todos esses itens somados equivalem ao preço de custo do seu produto.

Caso você revenda produtos, como faz uma papelaria, precisa contar quanto pagou por cada um deles. Já para os serviços, como é o caso de uma manicure, por exemplo, temos que levar em conta não só o preço, mas também a quantidade dos produtos usados em cada atendimento.

Agora que você já sabe o custo do seu produto ou serviço, é hora de somar as despesas do seu negócio, como, por exemplo, o gás que usou pra cozinhar os bolos, as contas de água e de luz e as taxas do MEI.

  1. Divida o valor por unidade

Agora que você tem o total da soma dos custos do produto com as despesas gerais do seu negócio, é preciso dividir esse valor pelo número de unidades do produto que você fez ou comprou.

Assim: se em um mês você fez 100 bolos gastando R$ 400,00 de ingredientes mais R$ 600,00 em custos e despesas, teria desembolsado R$ 10,00 por cada guloseima.  A conta é R$ 1.000,00 do total dos gastos dividido por 100, que é o número de bolos (1.000/100 = 10).

  1. Aumente o preço

Não dá pra manter um negócio sem ter lucro, né? Se você vender cada bolo por R$ 10,00, vai conseguir apenas pagar o que gastou e não ganhará nada mais. Por isso, sabendo quanto você tirou do bolso para ter o produto que vai vender, é hora de aumentar esse total pensando na sua margem de lucro. Se vender cada bolo por R$ 25,00, por exemplo, seu lucro será de R$ 15,00!

  1. Fique de olho na concorrência

Sabemos que ninguém vai comprar um produto por um valor muito maior em um local, se souber que pode encontrar o mesmo item mais barato em outro estabelecimento, certo? Então é importante ficar dentro dos preços praticados pela concorrência. Se você vender um bolo de fubá a R$ 40,00, e uma loja no mesmo bairro anunciar o mesmo doce por R$ 20,00 ainda que a sua qualidade seja muito superior é possível que alguns clientes escolham a opção mais barata.

Tem uma experiência legal sobre como calcular preço de venda e quer compartilhar com a gente? Comente aqui embaixo!

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Equipe Dono do Negócio

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