Qual a importância do controle de estoque + 4 apps para te ajudar

Não é preciso recorrer apenas apenas às planilhas: alguns aplicativos auxiliam no controle de entrada e saída dos seus produtos
3 de junho de 2019LEITURA DE 7 MIN

O estoque de uma empresa é onde ficam armazenados os produtos para venda, os itens usados na prestação de serviços ou a matéria-prima de uma produção. Mesmo se você tem um pequeno negócio, saber gerenciar o estoque é essencial para controlar a entrada e saída de mercadoria.

O controle de estoque e vendas pode ser feito com uma planilha, mas hoje existem aplicativos de celular que simplificam o gerenciamento de tudo que a empresa precisa para manter as suas atividades. Com eles, o dono do negócio consegue saber a quantidade existente de um determinado produto, quando deve repor os itens com os fornecedores e, também, quais são os campeões de venda.

Manter o controle de estoque também é importante para conseguir fazer o cálculo do chamado giro de estoque. Essa conta mostra quantas vezes os produtos precisaram ser repostos e revela a saúde financeira do seu negócio. Isso porque ela consegue indicar quais processos poderiam ser melhorados para que você tenha mais lucro — equilibrando o número de vendas e as compras das mercadorias.

Para fazer a conta do giro do estoque, basta pegar o número total de vendas (lembre-se da importância de manter o fluxo de caixa do seu negócio) e dividir pelo volume médio do estoque. Por exemplo: se você tem uma papelaria, deve pegar o valor que ganhou em um período (como um mês) e dividir pelo valor total que você gastou ao repor o estoque dos mais variados produtos.

Esse equilíbrio de entrada e saída de mercadorias evita que o negócio perca oportunidades de venda por falta de produto e, da mesma forma, que você acabe com um estoque lotado de itens que correm o risco de estragar, perder a validade ou “sair de moda”.

Em épocas comemorativas como o Natal e a Páscoa é preciso ficar ainda mais atento à gestão de estoque, já que muitos produtos são sazonais!

4 aplicativos de controle de estoque que podem te ajudar

SmartPOS

A versão gratuita deste aplicativo de gestão de vendas permite cadastrar produtos e registrar suas saídas. Na opção paga, é possível receber alertas quando um determinado produto estiver acabando no estoque, assim como gerar um relatório do estoque com todas as informações. Algumas funcionalidades podem ser usadas tanto no celular quanto no computador.

Kyte

Ele tem a opção de cadastrar os produtos do seu estoque preenchendo os dados com foto, nome, preço, categoria, descrição, código de barra, custo e tipo de venda (se é por unidade ou por fração, como quilo, litro ou metro). O aplicativo também permite que seja definido o número mínimo necessário de um produto no estoque para que fique mais fácil identificar quando ele estiver acabando.

Existe ainda uma versão paga, com mais funcionalidades, que pode ser experimentada por sete dias de forma gratuita. Pelo mesmo aplicativo, dá para fazer venda com as maquininhas de cartão da SumUp e do Mercado Pago.

Estoque Fácil 2.0

O app só é gratuito por 30 dias — tempo suficiente para você descobrir se é uma boa opção para a realidade do seu negócio. Depois, é preciso escolher uma das opções de plano disponíveis. Ele permite fazer o controle de fornecedores e de produtos, avisa quando o estoque de um determinado item está baixo e também indica o campeão de vendas da sua empresa.

Vendr

O aplicativo tem uma versão gratuita que permite fazer o cadastro de fornecedores e de produtos (com preço de custo e código de barra), além de controlar o estoque e até gerar um catálogo em arquivo PDF com os produtos cadastrados para você enviar para os clientes por e-mail ou WhatsApp. A opção paga tem funcionalidades como cadastrar produtos em lote pelo computador e gerar um relatório do estoque.

Lembre-se que existem muitas outras opções de aplicativos para controle de estoque disponíveis! Pesquise bastante e escolha aquele que melhor se encaixar com as suas necessidades!

Planilha gratuitaFluxo de caixaBaixar

Usa um aplicativo de celular para controlar o estoque do seu negócio? Conte para nós a sua experiência!

ASSUNTOS

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.