Como fazer uma promoção “indique um amigo” no seu negócio

Confira como realizar ações de sucesso para atrair clientes e aumentar o faturamento da sua empresa
4 de julho de 2019LEITURA DE 6 MIN

Algumas promoções são universais porque funcionam em diversos setores de negócios — do alimentício à construção, além da prestação de serviços. A estratégia do indique e ganhe é um desses casos.

Se você tem um centro de estética, por exemplo, pode oferecer uma limpeza de pele grátis para o consumidor que trouxer um amigo na segunda visita. Já se a sua empresa faz consultoria para o mercado de tecnologia, é possível oferecer um serviço a mais no pacote do seu atual cliente, caso ele indique um amigo que fechará um novo contrato.

Embora a principal função desta promoção seja aumentar as vendas e o faturamento do negócio com a vinda de novos clientes, existem outras vantagens que podem ser aproveitadas e usadas para o crescimento da empresa.

Quando a promoção indique um amigo e ganhe dá certo, também é possível analisar a potência do boca a boca sobre a empresa, a reputação da companhia e a fidelização dos clientes. Se o consumidor considerou indicar os produtos ou serviços a um amigo, você está no caminho certo!

Quer começar a aplicar a estratégia? Então veja 3 situações nas quais é possível fazer uma promoção do tipo “indique um amigo“.

1. Indique um amigo e ganhe descontos na próxima compra

A estrutura mais simples de uma promoção “indique e ganhe” é presentear o cliente que trouxe um amigo com descontos em suas próximas compras ou contratações. 

Pense em uma porcentagem de desconto que não vai tirar seu lucro na venda. Isso porque, dependendo do tipo de estabelecimento, o novo cliente vai adquirir um produto ou serviço específico sem dar garantias de que ele retornará.

Em situações nas quais o negócio funciona a longo prazo, vale a pena dar um desconto maior. É o caso de uma assinatura mensal, por exemplo. Quando o cliente que é assinante de um serviço de curadoria de livros indica um amigo, esse novo consumidor vai pagar pelo produto por alguns meses, dependendo do plano.

2. Dê o bônus para um amigo e ganhe também

Aqui, é possível oferecer o mesmo bônus (ou maior) para a pessoa que traz um cliente novo para o negócio. As plataformas de serviço como Airbnb, Booking.com, Uber e Rappi costumam usar esse tipo de promoção.

Funciona assim: caso o consumidor que já usa uma dessas plataformas tenha um amigo que nunca experimentou, ele pode fornecer um código para o colega usar os serviços pela primeira vez com um desconto.

Ao finalizar a hospedagem, a viagem de carro ou a primeira entrega (conforme o serviço oferecido por cada tipo de aplicativo), a pessoa que já era cadastrada também ganha um bônus para acomodação, deslocamento pela cidade ou pedido de comida!

3. Traga um amigo e ganhe desconto na mensalidade

Boa para cursos e instituições de ensino em geral, a estratégia de oferecer desconto na mensalidade para o aluno que leva um amigo para a sala de aula é ótima para a empresa. Isso porque é comum que o investimento em educação seja mais longo, dividido em mensalidades — diferentemente do cenário em que acontece uma única compra. 

Além do setor de educação, outras áreas também podem aproveitar esse tipo de promoção. É possível aplicar a estratégia “indique e ganhe descontos” na mensalidade da academia de ginástica, por exemplo, ou em uma aula de luta, música ou dança.

Lembre-se que a estratégia não vale apenas para empresas grandes com ponto fixo. Se você dá aulas em casa, por exemplo, também pode aplicar a promoção e conseguir mais alunos!

Criou uma promoção “indique um amigo” que foi um sucesso? Deixe o seu comentário!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.