Conheça o canal David Tech e saiba tudo sobre máquinas de cartão

David Silva, o youtuber responsável pelo canal, grava resenhas em vídeo, tira dúvidas e apresenta as novidades do setor para os donos de negócio
13 de junho de 2019LEITURA DE 10 MIN

Como fazer a conexão da máquina de cartão com o celular? Como configurar o wi-fi na maquininha? Como cancelar uma venda? Essas são dúvidas comuns de quem decide utilizar uma maquininha de cartão para oferecer mais opções de pagamentos aos clientes. E é lá da cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, que David Feliciano Silva, de 27 anos, usa uma câmera para responder essas e outras questões do pequeno empreendedor.

Mais conhecido como David Silva, o dono do canal David Tech nasceu em São José da Laje, em Alagoas, mas foi para a região sul do país bem novinho, aos 2 anos. Ele começou a gravar vídeos para o YouTube em 2009 e, de lá para cá, já falou sobre diversos assuntos. Hoje se dedica ao mundo das maquininhas de cartão de débito e crédito e se divide entre a profissão de youtuber e a de afiliado SumUp e PagSeguro.

Para chegar aos quase 30 mil inscritos que tem hoje, o caminho foi cheio de desafios. “Quando comecei a fazer vídeos, as pessoas não tratavam youtuber como um trabalho e eu pensava que era necessário ter os melhores equipamentos para gravar”, comenta David em entrevista ao Dono do Negócio.

Com o tempo, ele percebeu que, para começar a ser um youtuber e levar informações para as pessoas que querem ter um pequeno negócio, o melhor equipamento é o que você já tem.

Sobre sua atuação de representante de vendas de maquininhas de cartão, David conta que deveria ter começado a ser um afiliado há mais tempo. “Me identifico muito com o programa, isso mudou a minha vida”, afirma.

Confira a entrevista com o youtuber David Tech:

Quando e por que você decidiu fazer vídeos sobre as maquininhas de cartão?

Eu vendia alguns produtos no site do Mercado Livre e, para transferir o dinheiro das vendas para minha conta bancária, era necessário pagar uma taxa de R$ 3,00 por transferência. Se eu tivesse uma maquininha de cartão do Mercado Pago, ficaria livre dessa taxa. Então, comprei a maquininha apenas para não pagar a taxa, só que não usaria ela para nada. Como eu já tinha um canal no YouTube, tive a ideia de gravar um vídeo de unboxing e review sobre o produto.

E como foi o seu primeiro vídeo sobre as maquininhas?

Postei o vídeo e, em três dias, ele bateu mais de 5 mil visualizações e recebeu muitos likes. Fiquei tão feliz com o resultado e com os comentários dos inscritos me agradecendo, que resolvi fazer vários tutoriais de uso da maquininha. Depois comecei a apresentar outras maquininhas no canal, o que foi mais uma vez um sucesso tremendo! Em um ano, o canal atingiu quase 30 mil seguidores e 5 milhões de visualizações. Hoje ele é referência no YouTube para a escolha de maquininha de cartão.

O que você mais gosta sobre ser um youtuber?

O mais legal é o carinho dos inscritos. Fico muito feliz quando me reconhecem na rua, comentam que meus vídeo são incríveis ou quando falam que eu ajudei na escolha do leitor de cartão que a pessoa realmente procurava para o negócio dela. Graças ao canal e aos meus inscritos, ganhei reconhecimento pelo meu trabalho, já recebi itens com exclusividade, lancei produtos em primeira mão, fui convidado para eventos e premiações e, recentemente, dei a minha primeira palestra!

Qual o perfil das pessoas que se inscrevem no seu canal?

A maioria é empreendedor, que muitas vezes até já tem uma máquina de cartão, mas pretende buscar uma solução com taxas mais atrativas. Ou são pessoas que estão começando um negócio e querem oferecer para seus clientes outras formas de pagamento, como cartões de crédito e débito. Futuramente pretendo fazer vídeos que também possam contribuir com o crescimento e o faturamento do negócio dos meus inscritos.

Como é ter um canal sobre as maquininhas e, ao mesmo tempo, ser um afiliado de empresas que vendem as máquinas de cartão?

O que eu faço hoje é apresentar o produto e as qualidade dele, porque ninguém gosta de revendedor chato, né? Daqueles que ficam apenas pedindo para as pessoas comprarem o produto dele. Daí eu apresento as qualidade e os benefícios, e sinto que, quando o produto é realmente bom, ele acaba se vendendo sozinho!

Como você soube da oportunidade de ser um afiliado da SumUp e da PagSeguro?

No meu primeiro vídeo sobre maquininha de cartão, incluí o link de afiliado do Mercado Pago sem a menor intenção de ganhar algum dinheiro com isso. Até então eu não acreditava em programa de afiliados e, muito menos, que as pessoas comprariam por vídeos no YouTube. Depois de três dias, comecei a receber pedidos de vendas e fiquei assustado, porque isso provou que eu estava totalmente enganado com relação ao programa de afiliados, e que, sim, pessoas compram produtos por meio de vídeos. Logo depois percebi que existiam outras empresas com o mesmo programa, como a SumUp e a PagSeguro, que me deram muitas dicas para o meu canal ser um grande sucesso.

E o que você mais gosta sobre ser um afiliado?

O que mais gosto é a liberdade de poder trabalhar de onde eu quiser, até mesmo no conforto da minha casa. Acredito que, como afiliado, tudo depende do seu trabalho. Dedico boa parte do meu tempo, todos os dias, produzindo muito conteúdo e deixo meus inscritos por dentro de todas as novidades. Os resultados são realmente impressionantes e mudaram completamente a minha vida. Nenhuma profissão no Brasil paga o que ganho atualmente como afiliado.

Quais dicas você daria para quem quer começar como afiliado de empresa de maquininha de cartão?

Dedique-se produzindo conteúdo de qualidade e mantenha uma frequência de postagem, seja em blog, canal no YouTube ou em outras redes sociais. Assim, logo você vai ter bons resultados!

O que você faria diferente nas duas trajetórias (de youtuber e de afiliado)?

Eu teria tido menos vergonha de falar para as pessoas quando comecei a trabalhar como youtuber e ligaria menos para os comentários dos chamados haters (em português, “odiadores”). Já como afiliado eu teria me tornado um há mais tempo, porque me identifico muito com o programa hoje, mas no começo eu não acreditava, não dava a mínima e, olha só que engraçado, isso mudou minha vida!

Quer aceitar cartão sem pagar aluguel? Conheça a SumUp.

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.