Aumente seu lucro diminuindo o custo dos produtos do seu negócio

Acompanhar promoções de supermercados, comprar em atacado e negociar com fornecedores são boas dicas para a aumentar seu lucro
13 de março de 2019LEITURA DE 5 MIN

O Dono do Negócio já te mostrou como calcular o preço dos produtos do seu negócio aqui. Mas, será que dá para diminuir esses custos e, então, aumentar o seu lucro?

A resposta é sim! Da mesma forma que precisamos saber o custo total do produto antes de definir o preço pelo qual ele será vendido, também podemos pensar em como diminuir esse valor que sai do seu bolso antes da venda — garantindo que o lucro seja maior.

3 dicas que podem ajudar a aumentar seu lucro

  1. Fique atento às promoções dos supermercados

Você vai ter que gastar algum dinheiro para começar o seu negócio, certo? Parte desse valor vai virar um custo fixo de produção ou compra dos produtos que você vende. Por isso, fique sempre de olho nas promoções dos supermercados mais próximos da sua casa ou do endereço do seu negócio.

Dê preferência aos produtos que você usa muito no dia a dia. Por exemplo: se você vende marmitas e quase todos os dias o cardápio conta com arroz branco, não pense duas vezes em aproveitar e estocar esse item. Não se esqueça de checar a validade do item, mesmo que essa seja a única oferta que valha a pena para sua empresa naquele dia.

Às vezes, dependendo do tamanho dos descontos anunciados, vale até mesmo se deslocar para um mercado mais distante. Para saber se a ida compensa, pense em quanto você vai gastar com gasolina ou com o transporte para chegar até lá.

  1. Prefira comprar no atacado

Outro detalhe que pode ajudar a diminuir o custo do seu produto para que você lucre mais é comprar os ingredientes, matérias-primas ou os próprios produtos que você vai revender em atacado. Isso porque o preço costuma diminuir bastante quando você leva grandes quantidades.

Pensando nisso, conheça o seu estoque de produtos: fique atento quando um item estiver acabando e se programe para comprar em atacado. Esse forma também facilita na hora de manter o fluxo de caixa do seu negócio. Afinal, se você precisa sair para comprar um determinado produto várias vezes no mês, vai ter muito mais controle de dinheiro para lançar no seu acompanhamento financeiro do que se sair apenas uma vez a cada trinta dias para abastecer o seu estoque!

  1. Negocie com fornecedores e esteja aberto para novidades

Essas dicas são sempre fundamentais em qualquer tipo de redução de custos de um negócio, inclusive se você quiser diminuir o valor do que está produzindo ou comprando para vender aos seus clientes.

Converse com o seu fornecedor para conseguir um desconto, renegocie formas de pagamento, faça dois pedidos juntos para tentar diminuir o preço das compras, etc. Se você não conseguir um bom negócio, não desanime e pesquise novos fornecedores.

Dependendo do setor do seu negócio, não é raro que novidades apareçam. Que tal mudar a marca de um determinado ingrediente? Testar uma receita com um item novo? Nesse caminho, você vai acabar descobrindo novos lugares ou fornecedores que podem te ajudar a diminuir os custos do seu produto e, com isso, aumentar a sua margem de lucro!

Conseguiu diminuir o custo dos produtos do seu negócio e quer contar sua experiência para nós? Deixe uma mensagem no campo dos comentários!

Equipe Dono do Negócio

O Dono do Negócio é um blog feito pela SumUp para te ajudar a vender melhor.